Início São José dos Campos Congresso de Cirurgia de Quadril reúne 100 médicos em São José dos...

Congresso de Cirurgia de Quadril reúne 100 médicos em São José dos Campos

(Foto: Arnaldo Kikuti)
Publicidade

Realizado pela Sociedade Brasileira de Quadril, com organização do ortopedista joseense Rafael Kallaur, o Evento Científico Regional Vale do Paraíba reuniu mais de 100 especialistas da área no Novotel São José dos Campos no último sábado, dia 14 de março.

Em parceria com o Clube do Quadril do Vale do Paraíba e apoio do Prof. Dr. Nelson Franco Filho, do serviço de Ortopedia da Unitau, o congresso contou com uma série de aulas e debates sobre as novidades na cirurgia de quadril, com a presença de médicos de todo o Estado de São Paulo. “Foram aulas e discussões de altíssimo nível que reforçam a importância do Vale do Paraíba no pioneirismo das cirurgias de próteses no quadril”, conta o Dr. Rafael Kallaur.

(Foto: Arnaldo Kikuti)

Um dos pontos altos do evento foi a presença de dois jovens com Síndrome de Down, convidados pelos realizadores para ajudar na organização geral, contar um pouco da rotina, desafios e conquistas de suas vidas, além de chamar atenção do público para a importância da integração e da inclusão no desenvolvimento neurológico e social.

(Foto: Arnaldo Kikuti)

“Foi um momento muito emocionante. Devemos aproveitar essas oportunidades para fomentar a inclusão social, disseminar o conhecimento e o amor”, afirma o Dr. Kallaur. Para Marcel Vilanova, um dos jovens que compareceram, “a inclusão acontece quando somos colocados em situação de convivência com a sociedade tendo uma interação. Com oportunidades como essa, ficamos mais preparados para a sociedade e a sociedade mais preparada para nós”.

Mutirão Cirúrgico – Outra atividade do grupo foi a realização de um mutirão de cirurgias no Hospital Municipal de São José dos Campos, no dia 13 de março. Além do Dr. Rafael Kallaur, outros 20 cirurgiões realizaram simultaneamente 5 artroplastias de quadril beneficiando pacientes cadastrados na Prefeitura Municipal e proporcionando uma troca de experiências e aprendizado entre os profissionais.

(Foto: Arnaldo Kikuti)
Publicidade