Concessionárias de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos têm ações de conscientização e bem-estar de colaboradores e usuários
Diante do avanço da disseminação do novo coronavírus pelo País, o Grupo CCR tem adotado uma série de ações direcionadas à prevenção e mitigação da doença em seus ambientes de negócios, com foco constante na segurança e bem-estar de colaboradores e de seus clientes. Essas medidas se baseiam em protocolos e orientações repassadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e secretarias estaduais de Saúde.
As ações estão sendo implementados em parceria com o Comitê de Gestão de Saúde da CCR, composto por profissionais de diversas áreas, e focado em promover, através de ações internas e externas, a ampliação da rede de prevenção frente à pandemia do coronavírus. A companhia já adquiriu e está distribuindo para seus colaboradores mais de 1.000 kits com itens de segurança e para todas as suas unidades, de rodovias, metrôs e aeroportos, mais de 1,2 mil litros de álcool gel, além do treinamento e orientação por meio de comunicados para toda a CCR e palestras para seis mil colaboradores.
Além disso, a companhia tem ampliado as orientações, sobretudo àqueles que fazem a manipulação de células e moedas, para que façam regularmente a higienização das mãos durante e depois da jornada de trabalho.
Em adição a essas ações, confira as medidas adotadas em cada uma das unidades de negócio do Grupo.
Rodovias
Na prestação dos serviços médico e mecânico, as concessionárias geridas pela companhia vêm adotando precauções estabelecidas globalmente, como manter a distância segura e evitar o contato físico, sempre que possível, além da correta orientação nos casos de usuários que acionarem o atendimento, relatando sintomas que possam indicar contaminação pelo vírus. Além disso, as empresas mantêm um ciclo constante de higienização de veículos e equipamentos, assim como após o transporte dos usuários em ambulâncias e guinchos. Já nas bases de trabalho, os colaboradores têm à disposição frascos de álcool gel para higienização periódica.
Para abastecer os usuários e colaboradores com conteúdo atualizados, as concessionárias estão disseminando orientações através de painéis de mensagens variáveis, podcasts e spots de rádios de trânsito (CCRFM), vídeos e mensagens em redes sociais. Estas e outras ações estão sendo implementadas pelas concessionárias: CCR NovaDutra, CCR ViaLagos, CCR MSVia, CCR RodoNorte, CCR ViaSul, CCR AutoBAn, CCR ViaOeste, CCR SPVias e CCr RodoAnel.
Mobilidade urbana
Além dos protocolos universais de atendimento ao cliente, já estabelecidos em todas as unidades de negócio, os sistemas de mobilidade urbana (metrô, VLT e barcas), que recebem quase 2,3 milhões de pessoas diariamente, intensificaram as ações diárias de limpeza das unidades de transporte, incluindo a desinfecção de corrimãos e balaústres, assim como ações de conscientização para os colaboradores que estão em contato direto com o público.
Por meio de vídeos em banners eletrônicos, mensagens sonoras e campanhas visuais, as concessionárias têm ampliado a comunicação ativa com os usuários para potencializar a prevenção ao coronavírus. Compõem a divisão de mobilidade, as concessionárias das linhas 4-Amarela (ViaQuatro) e 5-lilás (ViaMobilidade) de metrô, o Sistema aquaviário de transporte do Rio de Janeiro (CCR Barcas) e o VLT carioca, além do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (CCR Metrô Bahia).
Aeroportos
A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, reforçou os procedimentos de limpeza e desinfecção nas áreas públicas e banheiros, sobretudo na área de desembarque internacional, e os avisos sonoros que são acionados frequentemente. Além disso, o terminal aeroportuário divulga constantemente informações de sintomas e medidas preventivas contra o novo coronavírus para passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária em suas redes sociais, website, panfletos e cartazes, além de vídeos informativos. Internamente, os profissionais também estão sendo orientados e têm acesso às informações e recomendações da Anvisa por meio de e-mail marketing e intranet.