Início Vale do Paraíba 120 detentos foragidos do Pemano de Tremembé são recapturados. 98 continuam foragidos

120 detentos foragidos do Pemano de Tremembé são recapturados. 98 continuam foragidos

Publicidade

Em balanço divulgado às 8h desta quinta-feira (19), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), informou que 98 detentos dos 218 que conseguiram fugir do Pemano em Tremembé na última segunda-feira (16), continuam foragidos. 120 foram recapturados e levados de volta à Penitenciária.

Após ficarem sabendo que a Saída Temporária de Páscoa que ocorreria nesta terça-feira (17) foi suspensa, devido ao risco de propagação do Coronavírus (Covid-19), os detentos do Pemano de Tremembé iniciaram uma rebelião e 218 conseguiram fugir, escalando muros e grades da unidade. Eles atearam fogo em colchões e destruíram parte de alas da penitenciária.

Também houve rebeliões nos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá, e Porto Feliz e detentos também conseguiram fugir. Não houve evadidos em Mirandópolis.

Todas as unidades abrigam apenas presos em regime semiaberto, que é o preso que tem a possibilidade de sair para trabalhar ou estudar durante o dia e retornar, e que por lei tem direito a cinco saídas temporárias por ano.

Números recapturados e evadidos atualizados

Mongaguá 221 – 563

Tremembé 120 – 218

Porto Feliz 379 – 594

1.375 fugitivos
720 recapturados

O Grupo de Intervenção Rápida controlou a situação nos presídios de forma imediata. Até as 8h desta quinta-feira (19), 720 presos foram recapturados pela Polícia Militar com apoio de agentes de segurança penitenciária.

Saída temporária suspensa

A medida foi necessária, pois o benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto que, retornando ao cárcere, teriam elevado potencial para instalar e propagar o coronavírus em uma população vulnerável, gerando riscos à saúde de servidores e de custodiados

Publicidade