Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos anuncia suspensão das aulas na rede...

Prefeitura de São José dos Campos anuncia suspensão das aulas na rede municipal

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos vai suspender, por tempo indeterminado, as aulas na rede municipal de educação a partir da próxima segunda-feira (23). As aulas serão suspensas gradativamente até quarta-feira (18), véspera do feriado do padroeiro da cidade, para que as famílias se organizem com a nova rotina e recebam as orientações e cuidados que devem ter nesse período. Os alunos não terão faltas nem haverá nova matéria nesse período.

A partir de segunda-feira (23), as escolas ficarão abertas para os pais retirarem a merenda escolar, visando com isso ajudar principalmente as famílias que mais precisam.

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e o Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) também seguirão as orientações da rede municipal de educação e terão as aulas suspensas a partir de segunda-feira.

Essas medidas preventivas visam intensificar o combate à pandemia do novo coronavírus.

Nesse momento, a Prefeitura orienta a todos a buscar informações no site e redes oficiais da Prefeitura, nos veículos de imprensa, agir com tranquilidade e evitar compartilhar as fake news.

Casas do Idoso

Da mesma forma, as atividades nas quatro Casas do Idoso (centro, norte, sul e leste) serão suspensas por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (23), porque esse público é considerado grupo de risco. A orientação é para que os idosos evitem sair de casa.

As famílias dos idosos, principalmente os que recebem a assistência do Centro Dia, serão orientadas sobre os cuidados que deverão ter em casa.

Eventos

Todos os eventos públicos estão cancelados. No último final de semana, a Prefeitura realizou o sorteio de unidades do Cajuru 2, sem a presença do público, no Centro da Juventude, cancelou o Conexão Juventude e o Quinta da Juventude.

Os poliesportivos e parques ficarão abertos para que as pessoas possam fazer atividades físicas individuais, caminhadas, sem aglomerações. Não serão realizados shows e nem eventos.

Os técnicos da Secretaria de Saúde da Prefeitura irão reforçar o trabalho de orientação em ambientes particulares com grande fluxo de pessoas, como igrejas, restaurantes e bares.

Serviços

Para amenizar os impactos nas atividades comerciais, o pagamento do ISS (Imposto sobre Serviços) que seria feito no próximo dia 20, será prorrogado para o mês que vem.
Os serviços da Prefeitura podem ser feitos virtualmente, sem sair de casa, pelo Prefbook, disponível no site oficial.

No transporte público, as empresas de ônibus foram orientadas a redobrar a higienização especial nos veículos com mais frequência. A limpeza nos prédios públicos também será intensificada.

Leitos

Para atender os casos, o Hospital Regional ampliou 20 leitos na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O Hospital Municipal comprou mais respiradores e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) estão com protocolo especial para atendimento dos casos.

A rede particular de saúde também está compartilhando todas as informações com a Secretaria de Saúde para ajudar no combate à pandemia.

Comitê

Integrantes do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do novo Coronovarírus (Covid 2019) se reuniram na última sexta-feira (13) para discutir o plano de enfrentamento da doença em São José dos Campos.

O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria de Saúde, contou com representantes das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, técnicos e diretores clínicos dos dois hospitais públicos da cidade.

O comitê tem a função de articular as ações do Plano de Enfrentamento e Contingência para a doença entre todos os serviços de saúde do município, tanto públicos quanto privados, construindo uma rede de atenção, prevenção e tratamento dos doentes.

O grupo se reunirá pelo menos três vezes por semana para o monitoramento dos casos notificados e confirmados da doença e para discutir as ações de assistência. O comitê também promoverá uma interface entre as redes pública e privada de saúde, criando uma rede de informações que visa agilizar o atendimento.

Assim que novas orientações foram definidas, a Prefeitura fará a divulgação nos canais oficiais.

Publicidade