Início Pindamonhangaba Ouvidoria da Prefeitura de Pinda é premiada como uma das melhores do...

Ouvidoria da Prefeitura de Pinda é premiada como uma das melhores do Brasil

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Ouvidoria da Prefeitura de Pindamonhangaba ganhou prêmio de repercussão nacional e foi considerada como uma das melhores do Brasil no quesito “Tecnologia na Ouvidoria”. A premiação foi pela participação no III Concurso de Boas Práticas promovido pela Rede de Ouvidorias da Controladoria-Geral da União (CGU).

O objetivo do concurso é de estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o país, de todos os níveis da federação, que promovam o aprimoramento do controle social, a ampliação dos espaços e canais de participação social na gestão e a melhoria na prestação de serviços públicos.

As ouvidorias públicas tiveram a oportunidade de inscreverem uma experiência nas categorias Desenvolvimento de capacidade institucional, Promoção da simplificação e desburocratização, Fomento à participação e ao controle social e Tecnologia na Ouvidoria.

O case da Prefeitura de Pindamonhangaba baseou-se na implantação de uma plataforma digital direta de comunicação entre o munícipe e administração municipal, facilitando o acesso e aumentando o número da participação pública. O julgamento levou em conta os critérios de criatividade e invoação, custo-benefício, impactos da iniciativa e simplicidade e replicabilidade

Lançado em março de 2019, o eOuve, possibilita o cidadão de Pinda reclamar, sugerir, se informar ou denunciar problemas do município, baixando o aplicativo no Google Play ou App Store.

O aplicativo permite acessar serviços de várias secretarias e manter contato on-line usando celular, tablet ou computador. Todas as secretarias de Pindamonhangaba e os serviços disponíveis estão relacionadas no aplicativo.

De acordo com o secretário adjunto de Administração, Danilo Velloso, ao selecionar uma secretaria, o contribuinte pode escolher o assunto e a categoria: elogio, informação, reclamação ou sugestão. “O eOuve tem ainda um espaço para que o cidadão diga algo sobre o assunto que o motivou o contato, inclusive enviar anexos e imagens. Ele ajuda muito na gestão do município, uma vez que permite visualizar todos os bairros da cidade. Através do mapa é possível acompanhar quais bairros estão gerando as maiores demandas e de que tipo”.

Ao completar um ano de atividade neste mês o eOuve em Pinda está passando da marca de 10 mil atendimentos. “Desde que assumimos a gestão, pedimos o máximo de desenvolvimento tecnológico para nossa cidade. Isso é uma das ações de modernização da gestão. Hoje fico contente de ter uma Ouvidoria que funciona de verdade e aproxima o cidadão da nossa administração”, afirmou o prefeito Isael Domingues.

Na categoria Tecnologia da Ouvidoria foram premiados além da Prefeitura de Pinda, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Esteio. A entrega da premiação (troféu e certificado expedidos pela Rede Nacional de Ouvidorias) ocorrerá no evento do Seminário Regional de Ouvidoria, dias 6 a 8 de maio, na cidade de Manaus.

“Agradeço ao nosso prefeito Dr Isael que acreditou e nos incentivou a implementar soluções inovadoras e de um altíssimo nível profissional. Com uma visão macro de gestão por excelência, ele faz o que precisa ser feito com o máximo de qualidade ao menor custo possível. Nossa Ouvidoria torna a gestão mais transparente, proporciona publicidade aos dados e fatos, gerencia processos, sempre balizado em planejar, desenvolver e executar as suas atividades e, avaliar a melhora de seus resultados, proporcionando melhor desempenho de gestão pública. Estamos rompendo paradigmas, transformando hierarquias burocráticas em redes de unidades de alto desempenho”, afirmou o Ouvidor Evandro Gomes.

Publicidade