Início São José dos Campos Com alta procura, Museu Interativo do Lixo agenda visitação em São José...

Com alta procura, Museu Interativo do Lixo agenda visitação em São José dos Campos

Foto: Lucas Cabral/PMSJC
Publicidade

O novo Museu Interativo do Lixo, que integra o programa Lixo Tour, está com agenda aberta para visitações em São José dos Campos. A agenda está praticamente completa neste mês, quando o Lixo Tour receberá alunos de instituições públicas e particulares da cidade, região e do Estado de São Paulo.

A professora Ketilin Aparecida Moraes, da Emef Aluisio Franca Barbosa, de Caçapava, disse que os alunos ficaram encantados com a visita. “Não só as crianças, mas todos nós nos encantamos e aprendemos muito. Com certeza virei com meus familiares também.” A professora acompanhou 22 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na visitação nesta terça (3), no período da manhã.

A Urbam (Urbanizadora Municipal) reformulou o seu programa de educação ambiental para atrair a atenção dos moradores, alunos, entidades e empresas sobre a importância da separação e a destinação correta dos resíduos sólidos. A campanha é também um marco aos 30 anos da implantação da coleta seletiva na cidade – que faz aniversário em março deste ano.

Foi implantado um programa participativo de educação ambiental, que inclui um novo Museu Interativo do Lixo com apelo na sustentabilidade e que agora funciona dentro de contêineres marítimos metálicos reutilizados.

O recurso da realidade aumentada permite contar a história das peças do museu fazendo um paralelo sobre a importância da coleta seletiva e da preservação ambiental. Além da interatividade, ele possui diversas atrações. As peças encontradas no lixo continuam sendo o destaque do museu, mas o local também conta com outras curiosidades como exposição temporária de objetos feitos com materiais recicláveis, demonstrativo das fases destes materiais até se transformarem em outros produtos (como por exemplo, a camisa feita de garrafa pet ou o piso feito de pneus), além de um terrário que demonstra o tempo que os materiais demoram para se decompor no solo quando disponibilizados em locais inadequados, entre outras. A concepção do espaço foi planejada com conceitos sustentáveis reaproveitando materiais, como os próprios contêineres e os bancos feitos de plástico reciclado.

O Programa Lixo Tour foi totalmente reformulado com abordagens mais dinâmicas por meio de apresentações, vídeos e projeções. Após palestra na Sala de Educação Ambiental é realizada visita guiada ao novo Museu do Lixo, e um “tour” ao Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, ao Aterro Sanitário, ao Viveiro de Mudas, à Lagoa de Chorume e à Central de Biogás. Os visitantes também têm acesso à Recicloteca, onde aprendem técnicas para fazer brinquedos e objetos a partir de materiais recicláveis.

A Urbam convida escolas e munícipes para participarem do Lixo Tour e para conhecerem o novo Museu Interativo do Lixo. O museu fica na Estrada Municipal José Augusto Teixeira, nº 400, Jardim Torrão de Ouro 2. O agendamento é feito pelo telefone: 3944-9434 ou pelo site da Urbam no ícone Lixo Tour.

Publicidade