Início São José dos Campos Prevenção à dengue: região norte de São José dos Campos recebe a...

Prevenção à dengue: região norte de São José dos Campos recebe a 10ª Operação Casa Limpa

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos prepara mais uma Operação Casa Limpa de combate à dengue. Desta vez, as equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) estarão na região norte na próxima quarta-feira (4), recolhendo materiais que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses.

Serão visitados, das 8h30 às 14h, 2.854 imóveis dos bairros Santana, Vila Carmo, Vila Esmeralda, Vila do Pena, Jardim Nova Paulicéia, Vila Machado, Jardim Anchieta, Jardim Ouro Preto, Vila Rangel, Conjunto Residencial Nova Cristina, Vila Cristina e Portal de Minas, totalizando 84 quadras.

Nesta segunda (2) e terça (3), os agentes de combate às endemias do CCZ farão as visitas prévias nas residências, informando que os munícipes deverão colocar os inservíveis em frente ao imóvel logo nas primeiras horas da manhã de quarta-feira.

Na sequência, os caminhões da Secretaria de Manutenção da Cidade e Urbam passam recolhendo pneus, latas, potes, garrafas, plásticos e lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis, entre outros.

Durante as operações não são recolhidos terra e entulhos de construção, tábuas, madeiras, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas.

Esta será a 10ª Operação Casa Limpa promovida pela Prefeitura, que começou em outubro do ano passado com o objetivo de enfrentar um possível aumento dos casos de dengue em 2020. Em 9 operações realizadas até o momento, foram recolhidos cerca de 24 toneladas de inservíveis.

Além das operações, o Plano Municipal de Combate às Arboviroses já promoveu a criação das brigadas contra a dengue em cerca de 800 prédios públicos. A Prefeitura também está com uma campanha de publicidade que está sendo veiculada em TVs, emissoras de rádio, internet e outras plataformas.

Este ano, foram registrado 74 casos de dengue em São José dos Campos, sendo 22 autóctones, 20 importados e 32 ainda aguardando definir local de infecção.

Publicidade