Início Vale do Paraíba Mercado de trabalho | Conheça as habilidades exigidas para o profissional do...

Mercado de trabalho | Conheça as habilidades exigidas para o profissional do futuro

(Foto ilustrativa- divulgação/internet)
Publicidade

Na era da inovação, conexão humana, talento e agilidade são fundamentais

Vivemos em um mundo de inovação tecnológica constante, trazendo impactos para os negócios e mercado de trabalho. Como reflexo, 2020 aponta para uma realidade mais flexível e hiperconectada. Nesse cenário, os profissionais necessitam ser abertos a novos desafios, além de terem capacidade de se adaptar às constantes mudanças.

Segundo um relatório publicado pela Global Marketing Trends 2020, entre algumas das tendências identificadas para o próximo ano estão: experiência humana, fusão, confiança, participação, talento e agilidade. E isso anuncia mudanças na forma das empresas lidarem com seus mercados, bem como na atuação das pessoas. A professora e diretora da Anhanguera de São José dos Campos, Daniela Baroni, destaca as características para que os profissionais se destaquem diante das novas exigências:

  • É preciso desenvolver competências tanto específicas da profissão escolhida, como comportamentais. As específicas estão relacionadas ao conhecimento técnico, adquirido através de cursos e qualificação constantes, e as comportamentais são cada vez mais analisadas e valorizadas pelo mercado, e estão relacionadas às habilidades individuais, como capacidade de lidar com adversidades, atuando com criatividade diante delas, saber trabalhar bem em equipe, ter uma comunicação eficaz, e até o humor no ambiente de trabalho é avaliado. Ou seja, o equilíbrio emocional é fundamental para distinguir os profissionais e construir um clima organizacional saudável.
  • Diante das exigências com que nos deparamos hoje, para ser um profissional desejado pelo mercado é importante ter a habilidade de se adequar às necessidades e novas dinâmicas, desenvolvendo características únicas ao longo da carreira, para manter seu posto de trabalho ou conquistar novas oportunidades devido ao seu perfil profissional distinto.
  • Para desenvolver a sua empregabilidade, destaco, ainda, algumas dicas valiosas: é fundamental fazer networking de qualidade, com pessoas que possam te apresentar boas oportunidades; tenha domínio das novas tecnologias e saiba como elas impactam o seu setor de atuação.
  • Antecipe-se às mudanças. Seja um profissional antenado com o que acontece na sua região, no Brasil e no mundo. Pessoas bem informadas demonstram um alto nível de conversa em suas relações interpessoais; Tenha domínio de outro idioma, já que a proficiência em uma língua estrangeira é pré-requisito para diversas oportunidades de trabalho, e pode ser o seu diferencial para uma carreira de sucesso; busque fontes de conhecimento por meio de cursos, treinamentos e palestras; e ainda, desenvolva a capacidade de manter-se motivado para seguir em frente. Agora, avalie como está a sua empregabilidade?

Espero que essas dicas colaborem para que você desponte e desenvolva ainda mais o seu valor, e seja reconhecido. Saiba que nunca é tarde para começar a estudar, ou planejar uma mudança, visando alcançar seus objetivos. O mundo precisa de profissionais competentes, determinados e éticos. Agora é definir metas claras do que pretende como profissional e identificar o que falta para você conquistar sua empregabilidade. Sem dúvida, a dedicação deve ser grande, mas com certeza valerá a pena! Boa sorte e sucesso.

Publicidade