Início São José dos Campos São José dos Campos sedia 2ª Operação Integrada de segurança de 2020

São José dos Campos sedia 2ª Operação Integrada de segurança de 2020

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

São José dos Campos está sediando nesta semana a segunda Operação Integrada das forças de segurança em 2020. O trabalho conjunto em São José e Jacareí teve início na manhã desta segunda-feira (17) e vai durar 24 horas, terminando nesta terça (18), às 9h.

A Prefeitura está participando com 20 guardas civis municipais e 10 fiscais de posturas, com 12 viaturas e 6 motos.

Também estão envolvidas equipes das polícias Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária Estadual e Federal, do Detran e da Base de Aviação, além de guardas civis municipais e agentes de posturas da Prefeitura de Jacareí.

Trabalho conjunto

Órgãos municipais, estaduais e federais estão atuando de modo articulado em estratégias operacionais para atender as demandas da população.

As atividades visam aplicar a lei, manter a ordem, prevenir crimes, coibir o comércio irregular e identificar pontos críticos, focos da atenção do poder público.

Estão sendo feitos bloqueios para apreensão de armas e drogas, vistorias em veículos, ações objetivando combater os ilícitos ambientais e cumprimento de mandados judiciais, entre outras ações.

Balanço

Em 2019, foram realizadas Operações Integradas como a desta semana.

A ação de janeiro terminou com 459 pessoas abordadas, sendo realizadas 10 prisões. A ofensiva teve ainda dois procurados pela Justiça capturados, dois menores apreendidos, 182 veículos vistoriados, um veículo recuperado, uma arma recuperada, um total de 7,6 kg de drogas apreendidas e 26 veículos vistoriados.

A Guarda Civil Municipal abordou 15 pessoas, realizou uma prisão, apreendeu 930 gramas de maconha e vistoriou duas motocicletas. O Detran também participou da ação e realizou a fiscalização de 11 estabelecimentos, sem registro de autuação.

Criminalidade em queda

As Operações Integradas fazem parte do programa São José Unida, que foi implantado pela Prefeitura em 2017 e reúne todas as forças de segurança que atuam no município com o objetivo de prevenir a violência e diminuir os índices criminalidade, o que tem acontecido mês a mês, de acordo com as estatísticas divulgadas pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).
São José registrou em 2019 a menor taxa de homicídios dolosos (aqueles cometidos intencionalmente) por 100 mil habitantes dos últimos 21 anos. O índice foi de 4,95.

O bom resultado de 2019 comprova a eficácia do São José Unida. Desde que o programa teve início, a queda dos índices de homicídios têm sido constante e progressiva: 6,69 em 2017; 5,58 em 2018 e 4,95 em 2019.

Em 2016, último ano antes da criação do São José Unida, a taxa chegou a 10,88.

As taxas de roubos, assaltos e furtos somados, roubos de veículos e roubos e furtos de veículos somados também despencaram em São José em 2019.

Em todos estes índices, foi o melhor resultado dos últimos 21 anos.

Publicidade