Início Variedades Trote da sabedoria na Semana de Recepção aos Calouros da Direito USP

Trote da sabedoria na Semana de Recepção aos Calouros da Direito USP

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Faculdade de Direito da USP está pronta para receber seus novos alunos. Ao contrário de trotes violentos de antigamente, a FDUSP envolve os estudantes – veteranos e entrantes – em uma calorosa Semana de Recepção aos Calouros. A extensa programação, de 17 a 21 de fevereiro, será preenchida por atividades e palestras de importantes juristas e professores, entre outras autoridades, para transmitir suas experiências.

Mais de 450 recém-chegados – nos períodos da manhã e noite – terão a oportunidade de usufruir de conhecimento fundamental para cuidar das demandas da sociedade perante à Justiça, seja qual for a escolha profissional após concluir uma etapa de cinco anos nos bancos da escola, como descreve o diretor Floriano de Azevedo Marques Neto, professor de Direito Administrativo. “Estes alunos carregam o mérito de ter vencido os vestibulares mais concorridos do Brasil”, avaliou o dirigente, que abrirá os trabalhos.

Caberá ao ex-ministro e professor Eros Grau fazer a saudação aos calouros na manhã. Para Eros, a importância de se estudar as leis e a Constituição, observando a grande distinção que há entre o texto da lei e a realidade, fará desses alunos verdadeiros representantes da sociedade. Na sequência, o professor Fernando Facury Scaff, Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário, traçará o paralelo da profissão com a atualidade em “Por que estudar Direito hoje?”. O dia ainda estará reservado à visita monitorada à Biblioteca e às dependências da FDUSP, bem como ao Centro e ao Departamento Jurídico XI de Agosto.

À noite, os alunos serão saudados pela professora Odete Medauar e a aula inaugural estará a cargo de Alamiro Velludo Salvador Netto. O docente de Direito Penal discorrerá sobre “Castigo e Direito Penal”.

A agenda dos dias posteriores seguirá com palestras, exposições, visitas internas e externas, como à sede da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, ao Ministério Público Federal e outras instituições do sistema de Justiça.

Para o presidente da comissão organizadora da Serec, professor Paulo Henrique dos Santos Lucon, trata-se de especial momento para que os profissionais do amanhã entendam o que enfrentarão nestes longos cinco anos de estudos. “É preciso dedicação e esforço. Frequentem todas as aulas e sejam pacientes”, afirmou. A comissão tem como membros os professores Antônio Carlos Morato, Carlos Pagano Botana Portugal Gouvêa, José Marcelo Martins Proença e José Carlos Baptista Puoli, bem como o presidente da Associação dos Antigos Alunos, José Carlos Madia de Souza.

Sob o título de “Olhos que condenam”, haverá ainda um júri simulado. Dessa forma, os calouros terão oportunidade de entender funcionamento do Tribunal do Júri.

Programação: (Para melhor visualização, faça download da imagem)

Serviço
Semana de Recepção aos Calouros
De 17 a 21 de fevereiro
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Largo de São Francisco, 95, Centro, São Paulo
Tel.: (11) 3111-4023

Publicidade