Início São José dos Campos Região do Arco da Inovação tem plantio de mais 200 árvores em...

Região do Arco da Inovação tem plantio de mais 200 árvores em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos realiza ao longo desta semana o plantio de 223 mudas no entorno do Arco da Inovação, totalizando 624 árvores. Os plantios acontecem nas imediações do viaduto Nadim Rahal, entre a avenida Jorge Zarur e o Anel Viário.

As árvores nativas fazem parte da compensação ambiental pela obra do Arco da Inovação, conforme Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental firmado pela Prefeitura junto ao órgão estadual.

Dentre as espécies selecionadas estão mudas de Ingá, Aroeira, Ipê Roxo, Branco, Amarelo, Rosa, Quaresmeiras, Sapucaia e Pau-Brasil.

Os trabalhos serão conduzidos por uma equipe operacional da Urbam (Urbanizadora Municipal), orientada pela equipe técnica da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

Em 2019, outras 401 árvores foram plantadas nas adjacências da avenida Jorge Zarur, como parte do projeto de compensação ambiental.

Compensação Ambiental

O projeto de compensação ambiental da Obra do Arco da Inovação contempla o plantio de enriquecimento em áreas públicas lindeiras à APP do córrego Vidoca, correspondentes a 7,4 hectares, seguindo parâmetros de arborização urbana.

O objetivo é proporcionar um paisagismo ecológico com espécies nativas da Mata Atlântica, contribuindo com a melhoria do ambiente natural ao redor da infraestrutura viária existente, agregando proteção ao corpo d’água e maior permeabilidade do solo, além de sua função paisagística. O ganho ambiental para a região é significativo.

As compensações ambientais são compromissos previstos na legislação para suavizar o impacto de uma obra ou benfeitoria pública ou privada, como a construção de uma obra de infraestrutura viária, uma escola ou outro empreendimento, que implique na supressão de espécies arbóreas ou intervenção em áreas de preservação permanente (área entorno de nascentes ou cursos d’água), como foi o caso da obra do Arco.

Arco da Inovação

Futura travessia entre as avenidas Jorge Zarur, São João e Cassiano Ricardo, o Arco da Inovação vai ligar as regiões centro e oeste e desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade. Motoristas e passageiros do transporte coletivo serão beneficiados. Mais de 60 mil trabalhadores passam pelo trecho em 1.246 viagens de ônibus todos os dias. As obras seguem em ritmo acelerado.

Publicidade