Início São José dos Campos Solenidade comemora 44 anos do Comando de Policiamento do Interior-1 (CPI-1) em...

Solenidade comemora 44 anos do Comando de Policiamento do Interior-1 (CPI-1) em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Polícia Militar)
Publicidade

Na manhã da última sexta-feira (24), foi realizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, a Solenidade alusiva aos 44 anos do Comando de Policiamento do Interior-1. Ao término do evento, foi desencadeada a 32ª edição da Operação Integrada nos municípios de São José dos Campos e Jacareí.

A operação visa a apreensão de armas e drogas, a fiscalização de veículos e de estabelecimentos comerciais, além do combate de ilícitos ambientais e cumprimento de mandados judiciais.

(Foto: divulgação/Polícia Militar)

A cerimônia contou com a presença dos comandantes de unidades militares da região, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, militares das Forças Armadas, delegados de Polícia, secretários municipais, dentre outras autoridades civis.

Durante o evento, foram homenageados policiais militares que se destacaram pelos bons serviços prestados no ano de 2019. Também foram homenageados cidadãos denominados “amigos da PM”, que contribuíram significativamente com a Polícia Militar no último ano.

(Foto: divulgação/Polícia Militar)

Durante a semana de aniversário, o Comando de Policiamento do Interior-1 promoveu uma série de eventos em comemoração aos 44 anos de criação e instalação do CPI-1, dentre eles, torneios de aptidão física e técnicas policiais voltados aos policiais militares.

História

Nos idos de 1975, o então Capitão Gilberto Franco Saciloti, comandante de companhia de policiamento de São José dos Campos, recebeu a missão para que encontrasse um local para a instalação de um Comando de Policiamento de área na região do Vale do Paraíba.

Após cessão da área de 50 mil metros quadrados pelo então Tenente-Brigadeiro do Ar Hugo Miranda e Silva, diretor do CTA, foi publicado em 15 de dezembro o decreto nº 7289 da criação do Comando de Policiamento de Área da Região do Vale do Paraíba – CPA/I/1.

Em 23 de janeiro de 1976, a Unidade foi instalada provisoriamente na Avenida das Nações Unidas, sem número, neste município, data que é utilizada como marco de nosso aniversário de criação e, em 25 de agosto do mesmo ano, foi instalada definitivamente onde hoje é sua sede, na Avenida Deputado Benedito Matarazzo, às margens da Rodovia Presidente Dutra.

Publicidade