Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos faz consulta sobre concessão do Parque...

Prefeitura de São José dos Campos faz consulta sobre concessão do Parque da Cidade

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou consulta pública, por meio de pesquisa eletrônica, para conhecer o interesse e a relação dos munícipes e turistas com o Parque Roberto Burle Max, mais conhecido como Parque da Cidade, um dos principais cartões postais do município.

A enquete on-line, que tem 23 perguntas, já está disponível. Entre as questões, estão frequência, locais e atividades preferidas, motivos para ir ao local e atividades, estruturas ou serviços que gostaria de ver implantadas, entre outras indagações.

A consulta pública integra trabalho que está sendo executado pela empresa Detzel Gestão Ambiental, que foi contratada pela Prefeitura para realizar estudos técnicos econômico-financeiros sobre a viabilidade de concessão do Parque da Cidade à iniciativa privada.

A Prefeitura já definiu que, mesmo que o parque seja outorgado, o acesso continuará sendo gratuito e aberto a todos, respeitando a diversidade de públicos que hoje o frequenta.

Parque da Cidade

Um dos principais cartões postais de São José, o Parque da Cidade está localizado na zona norte e ocupa uma área de 960.160,17 metros quadrados.

Possui obras arquitetônicas assinadas por Rino Levi (residência de Olivo Gomes, usina de leite e Galpão Gaivota) e o tratamento paisagístico de Roberto Burle Marx (incluindo os painéis existentes na residência), formando um dos mais importantes trabalhos da arquitetura moderna brasileira, de reconhecimento internacional.

O parque é tombado como patrimônio histórico pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural) e transformado em Parque Municipal em 1996.
O local possui uma ampla área verde com espécies arbóreas declaradas imunes de corte (palmeiras imperiais, macaúbas e seafortias).

Outras atrações

Localizado entre a avenida Olivo Gomes, às margens do rio Paraíba e da Estrada de Ferro Central do Brasil, possui uma extensa área verde, lago e ilha artificial destinados ao lazer contemplativo.

Com todas estas atrações, faz com que as pessoas se sintam próximas à natureza através das trilhas que cortam o parque, propiciando caminhadas agradáveis, onde pode-se observar alguns animais típicos da região, como capivaras, garças, macacos e tucanos.

O espaço possui ainda parque canino, uma pista para caminhada e locais destinados a eventos, como shows de música, teatro e dança, ao lado do Museu do Folclore de São José dos Campos, administrado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que mantém termo de colaboração com a Fundação Cultural.

Serviço

Para participar da pesquisa, acesse o link:

https://www.quicktapsurvey.com/survey/229a9522db6b5c47ba307869d779a976

Publicidade