Número é 112% maior quando comparado com igual período do ano passado; trotes podem prejudicar o atendimento a ocorrências reais na rodovia
Levantamento da Concessionária aponta que entre janeiro e dezembro do ano passado, o Centro de Controle Operacional (CCO) recebeu 4.453 ligações de trotes. O número é 112% maior quando comparado com igual período de 2018, quando foram registradas 2.098 ligações.
O maior número de trotes aconteceu via callbox, com 3.452 chamadas (78%). Os outros 22% foram de ligações via Disque CCR NovaDutra. A maioria dos trotes acontece através de números restritos ou de diferentes locais do país.
Callbox
A região do Vale do Paraíba foi a que registrou o maior índice de ligações de trotes – 1.312 no total. Todas elas via callbox. O equipamento ‘campeão’ está localizado em Queluz, no km 7,6, com um total de 109 chamados. Na sequência, aparece o Sul Fluminense com 957 trotes e a Baixada Fluminense com 517 ligações. Na Grande São Paulo foram registradas 449 ligações. Já o Alto Tietê registrou o menor índice, com 208 ligações.
Treinamento
Todas as ligações são recebidas no Centro de Controle Operacional da CCR NovaDutra. Os colaboradores são treinados para identificar esse tipo de chamada que pode prejudicar o atendimento de uma ocorrência real. “O Centro de Controle Operacional trabalha 24h por dia para atender chamados de socorro médico e mecânico dos usuários que estão em viagem pela rodovia. Os atendentes estão atentos a tudo o que acontece na via Dutra, prontos para acionar as equipes quando necessário”, reforça Virgílio Leocádio, Gestor de Atendimento da CCR NovaDutra.
Serviço
O serviço de atendimento ao usuário da NovaDutra está disponível nos 402 km da rodovia. É por meio dele que podem ser feitos os pedidos de socorro médico e mecânico. As solicitações podem ser feitas via callboxes, presentes a cada quilômetro da rodovia ou pelo celular, de maneira gratuita, através do serviço do Disque CCR NovaDutra 0800- 0173536, que chega a receber uma ligação a cada dois minutos, em média.