Início São José dos Campos Parceria com governo do estado vai modernizar Museu do Folclore em São...

Parceria com governo do estado vai modernizar Museu do Folclore em São José dos Campos

Foto: Divulgação/MFSJC / PMSJC
Publicidade

O acervo do Museu do Folclore de São José dos Campos passará por uma modernização que prevê, entre outros resultados, um atendimento específico a pessoas com deficiência auditiva e visual. A intenção é que elas possam conhecer a exposição de longa duração do museu, por meio de audioguias (em português, inglês e espanhol) e um vídeo narrado em Libras.

Essa modernização, que deverá ser concluída no prazo de dez meses, está sendo possível em razão da aprovação de projeto apresentado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac).

A modernização também chegará à biblioteca do museu (especializada em cultura popular), que terá novo mobiliário, computadores e livros. Além disso, 93 vídeos do seu arquivo (todos ligados à cultura popular) serão editados para posterior veiculação no site e redes sociais (Youtube, Facebook e Instagram) do museu.

História

O Museu do Folclore foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1987, atendendo sugestão da extinta Comissão Municipal de Folclore. Doze anos depois, a gestão do museu passou a ser feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CEPC), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1999.

Entre outros projetos, a instituição é responsável pela montagem da atual exposição de longa duração do museu e pela criação da biblioteca especializada em cultura popular, que recebeu o nome da folclorista, pesquisadora e escritora Maria Amália Correa Giffone, que doou todo seu acervo particular ao espaço.

Acervo

A biblioteca possui um acervo com mais de dois mil livros especializados, hemeroteca, CDs e discos em vinil de ritmos populares, periódicos e vídeos de manifestações folclóricas da região. Entre seus títulos é possível encontrar todas as 25 edições da Coleção Cadernos de Folclore, publicação que resulta de parceria entre o CECP e a Função Cultural para divulgação de pesquisas na área da cultura popular.

A exposição do Museu do Folclore pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Já a biblioteca, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Para empréstimos de livros, CDs e DVDs, é necessário fazer um cadastro, com apresentação de um documento com foto.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 e 3924-7354

www.museudofolclore.org

Publicidade