Início São José dos Campos Meu Pet Feliz amplia atendimento com Castramóvel em bairros mais distantes de...

Meu Pet Feliz amplia atendimento com Castramóvel em bairros mais distantes de São José dos Campos

Foto: Lucas Cabral/PMSJC
Publicidade

O programa “Meu Pet Feliz”, da Prefeitura de São José dos Campos, inicia no dia 25 de janeiro uma nova fase. As castrações gratuitas de cães e gatos também passarão a ser feitas em uma unidade móvel veterinária, popularmente conhecida como Castramóvel.

Serão ofertadas, inicialmente pelo período de até um ano, 1.200 vagas para atender, prioritariamente, famílias mais carentes e de bairros distantes, que não têm como levar seus animais para castrar no Centro de Controle de Zoonoses ou clínicas veterinárias credenciadas pela Secretaria de Saúde. O Castramóvel fará um atendimento por mês, seguindo prioritariamente os critérios epidemiológicos, demográficos e sociais.

Esta nova modalidade de castração começa pelo distrito de São Francisco Xavier. No próximo sábado (18), as inscrições serão realizadas na subprefeitura do distrito, das 9h às 13h, por ordem de chegada, de acordo com os critérios já estabelecidos pelo programa. As castrações ocorrerão no dia 25, sábado, no estacionamento do salão paroquial, das 8h às 17h.

Serão distribuídas 230 senhas. Visando estruturar a logística no dia das cirurgias e respeitando o tempo cirúrgico de cada espécie e gênero, haverá um limite máximo de senhas para fêmeas, sendo 120 para caninos e 30 para felinos. As orientações pré-operatórias serão divulgadas aos próprios tutores no momento da inscrição.

O “Meu Pet Feliz” é um programa permanente de castração de cães e gatos, que estimula a saúde e o bem estar dos animais. Além do controle populacional, o programa promove a identificação dos animais através da microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Desde que foi implantado, em agosto de 2018, o programa já castrou 4.152 animais.

Requisitos para inscrição:

Proprietário:

Residir na região contemplada do município de São José dos Campos e ter idade mínima de 21 anos;
Obrigatória entrega de uma cópia de RG, CPF e comprovante de endereço.
Observação: Poderão ser castrados até 2 animais por cadastro de Pessoa Física (CPF).

Animais

Orientações gerais:
Devem ser de espécie canina ou felina;
Não serem utilizados para fins comerciais ou de competições;
Animal em boas condições de saúde (não estar obeso, caquético ou apresentar doença e desgaste físico ou anêmico ou doenças de pele aparentes);
Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.

Gatos:
Idade entre 4 meses a 6 anos.

Cães:
Devem ter idade entre 6 meses a 6 anos, com peso máximo de 25Kg.

Importante:
Cães e Gatos braquicefálicos (focinho achatado) não estão contemplados nesse programa (cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Ihasa Apso, Pequinês, entre outros; gatos persa, entre outros);
Tutores que não comparecerem no dia da cirurgia com seus animais não poderão fazer novas inscrições no Programa por 180 dias.

Proteção Animal:
ONG’s e Protetores independentes, previamente cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses, poderão inscrever 2 animais por CPF do tutor, bem como 2 animais errantes com supervisão no pós-operatório.

Taxas:
Programa 100% gratuito!
Nenhuma taxa pode ser cobrada dos inscritos para realização do procedimento cirúrgico de castração.

Publicidade