O Corpo de Bombeiros de São José dos Campos recebeu nesta sexta-feira (10) um novo caminhão que será utilizado para combate a incêndio e salvamento.
A viatura foi adquirida pelo governo do Estado de São Paulo, em investimento de cerca de R$ 600 mil.
O Auto Bomba Salvamento reforçará a estrutura de trabalho da corporação.
É uma viatura equipada e estrategicamente montada para atender os mais variados tipos de ocorrências de incêndio e salvamento, podendo ser tripulada por até cinco bombeiros.
Por ter em sua estrutura um tanque com capacidade de 4 mil litros de água, três expedições de 250 galões por minuto e um canhão de 500 galões por minuto, torna-se uma eficiente ferramenta para combate a incêndios.
Para ocorrências de grandes proporções, possui um reservatório com 60 litros de líquido gerador de espuma para combate a incêndios com líquidos inflamáveis.
Salvamentos
O caminhão é uma viatura preparada para atuações em ocorrências de salvamento, possuindo como equipamentos um guincho frontal com capacidade de 5,4 mil quilos e extensão de 30 metros para movimentação de veículos em acidentes, bem como para ocorrências de soterramento e desabamentos que geram grandes estruturas a serem movimentadas.
Outro campo de atuação é a área de acidentes veiculares, tendo em seu interior uma grande quantidade de ferramentas e materiais específicos para desencarceramento e retirada de vítimas.
Em ocorrências com pouca ou nenhuma iluminação, possui dois holofotes de LED para longo alcance em sua parte traseira.
O caminhão atuará em todos os pontos da cidade.
O Corpo de Bombeiros de São José conta atualmente com três caminhões Auto Bomba que atuam prioritariamente em combates a incêndio e um caminhão para salvamentos especiais.
A frota inclui ainda um caminhão autoescada com alcance de 40 metros de altura, duas unidades de resgate (ambulâncias) e uma viatura do Grau (Grupo de Regaste às Urgências e Emergências).
Referência
Em 2019, o Corpo de Bombeiros de São José realizou 4.510 atendimentos e 1.448 vistorias em imóveis e prédios comerciais e residencias, além de socorrer 1.688 vítimas graves.
No total, 5 mil pessoas foram beneficiadas com palestras com informações para se evitar acidentes, afogamentos e incêndios.
Pela infraestrutura de trabalho e capacitação de seus profissionais, o Corpo de Bombeiros de São José é referência em todo o Estado de São Paulo.
São José e Campinas são as únicas cidades do interior de São Paulo que possuem serviço de resgate a acidentados com modalidade aeromédica.
O helicóptero sempre decola com um médico cirurgião e um enfermeiro, que realizam os atendimentos iniciais imediatamente e durante os deslocamentos para as unidades hospitalares.
Com isto, a chance de sobrevivência aumenta em até 60%.
O Corpo de Bombeiros de São José é comandado pelo capitão Antônio Carlos Bernardes, que também é o coordenador da Defesa civil na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
Trabalho em equipe
Presente à solenidade de entrega do caminhão Auto Bomba Salvamento nesta sexta, o comandante interino do Corpo de Bombeiros na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, major Fabrício Lemos, destacou a importância da nova viatura para o trabalho diário da corporação.
“Este novo caminhão será fundamental para aprimorar ainda mais o trabalho e nossa missão de salvar vidas. Os bons resultados do Corpo de Bombeiros de São José em 2019 foram potencializados pela parceria com a Prefeitura e com a Defesa Civil”, disse o major.
“Este trabalho em equipe tem feito diferença no dia a dia e continuará agora em 2020 em prol da população”, complementou.
São José Unida
A parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil integra as ações do programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017 para integrar o trabalho das forças policiais e instituições com o objetivo de otimizar o serviço prestado à população e diminuir os índices de criminalidade no município, o que tem acontecido de acordo com os estatísticas divulgadas mensalmente pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Sob a liderança da Administração, participam do programa a Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.
Desde o início da atual Administração em 2017, a Prefeitura tem investido na capacitação constante dos 24 agentes e 100 voluntários da Defesa Civil e na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para aprimoramento do atendimento à população.
Em 2019, a corporação realizou 164 combates a incêndio, 1.059 vistorias em residências e 409 atendimentos em ocorrências de quedas de árvores.