Início São José dos Campos FCCR abre inscrições para Centro de Artes Circenses em São José dos...

FCCR abre inscrições para Centro de Artes Circenses em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está com inscrições abertas para o Centro de Artes Circenses, que integra o Programa de Formação Artística da instituição. O objetivo é criar oportunidades de capacitação e profissionalização artística a jovens talentos a partir de 12 anos.

Confira edital no site da Fundação Cultural.

Os interessados em participar do projeto devem se inscrever para um concurso de seleção de artistas até o dia 10 de fevereiro, exclusivamente pelo site da Fundação Cultural, por meio de formulário eletrônico.

A seleção dos candidatos inscritos acontecerá no dia 15 de fevereiro no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84, Centro) e menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. O resultado com a classificação será divulgado no site da Fundação Cultural no dia 19 de fevereiro.

Vagas oferecidas

Estão sendo oferecidas 82 vagas (núcleos de aperfeiçoamento I e II – 50, núcleo avançado – 20 e núcleo semi profissional – 12) para pessoas com ou sem experiência na área artística e que residam em São José dos Campos. Também serão aceitas inscrições e poderão ser disponibilizadas vagas para interessados de outras cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, até o limite de 20% das vagas oferecidas em cada núcleo.

As vagas dos núcleos de aperfeiçoamento I e II são destinadas para artistas amadores, com idade entre 12 e 17 anos completos, sem direito ao recebimento de qualquer valor. As do núcleo avançado, para artistas com idade entre 16 e 22 anos completos, com direito a uma bolsa de estimulo artístico de R$ 300,00; e as do núcleo semi profissional, para artistas de 18 a 30 anos, com direito a bolsa de R$ 500,00.

A proposta é oferecer as seguintes modalidades: acrobacias, acrobacias aéreas, equilíbrios, manipulação de objetos, preparação corporal, fundamentos de dança, fundamentos do teatro, anatomia e fisiologia, história das artes, produção cultural e NR (Normas de Segurança e Regulamentos).

Locais das atividades

As atividades do Centro de Artes Circenses serão concentradas no Centro Cultural Clemente Gomes (regiões centro e norte) e Casa de Cultura Flávio Craveiro (região sul); e complementarão a iniciação e experimentação nas artes circenses já oferecidas pelo Programa Arte nos Bairros (com aproximadamente 350 vagas).

Além deste programa, a Fundação Cultural desenvolve os projetos ‘Encontro de Malabares’, atividade que proporciona a troca de técnicas de malabarismo e circo, e o ‘Arte nas Ruas’, que promove a difusão da arte do circo, com intervenções de artistas e profissionais e amadores credenciados por ela.

Frequência e avaliações

Os artistas integrantes do Centro de Artes Circenses serão submetidos periodicamente a audições internas para avaliação de desempenho (individual e/ou coletivo), que podem resultar em desligamento das atividades, caso a nota seja menor que 6.

No caso de desistência injustificada, desligamento por faltas ou problemas disciplinares, o artista poderá ser penalizado com o ressarcimento do valor investido, por não ter cumprido o objetivo proposto.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade), na zona norte

(12) 3924-7328

Publicidade