Nos dias 4 e 5 de janeiro, duas mulheres foram barradas com ilícitos na portaria de unidades prisionais de Potim e de São José dos Campos. A informação foi divulgada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
No sábado, a mãe de um sentenciado da Penitenciária 2 de Potim foi flagrada com duas cartelas de estimulante sexual dentro de um pacote de absorvente. Os agentes encontraram os 8 comprimidos da droga enquanto inspecionavam os itens trazidos pela visitante, de 49 anos.
No dia seguinte, por volta das 11h30, uma mulher foi barrada com entorpecentes escondidos dentro de um par de chinelos no Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos. Os servidores desconfiaram do volume do calçado da suspeita, de 33 anos, cadastrada como companheira de um detento. Questionada, a infratora admitiu que trazia 92 gramas de maconha, 52 gramas de cocaína, além de 8 tiras de papel de maconha sintética (K4) e 3 pontos de LSD.
Ambas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia, onde foram lavrados os Boletins de Ocorrência, e tiveram seus nomes suspensos do rol de visitas da SAP. As direções dos presídios enviaram comunicados para a Vara de Execuções Criminais, além de instaurarem Procedimento Disciplinar Apuratório.