Início Pindamonhangaba Encontro de Grupos Folclóricos celebra Folia de Reis em Pindamonhangaba

Encontro de Grupos Folclóricos celebra Folia de Reis em Pindamonhangaba

(Foto: divulgação/PMP
Publicidade

A Praça Monsenhor Marcondes, na região central de Pindamonhangaba, receberá neste domingo (5) mais uma edição do Encontro de Grupos Folclóricos. O evento, organizado pelo Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal acontecerá a partir das 9h e tem como objetivo preservar as tradições de Folia de Reis.

A programação será aberta pelo grupo Folia de Reis de Pindamonhangaba, formado por moradores da região do Feital/Vista Alegre. Em seguida, haverá apresentação de Maracatu, integrantes do bairro Areão em Taubaté e às 11h a última apresentação será da Folia de Reis de São José dos Campos.

Sobre a Folia de Reis

O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Segundo a tradição, quando os três Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.

De origem europeia, a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil, que adotou formas e expressões locais na música, na dança e nas orações. Uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro, acontece sempre na primeira semana do ano, quando as chamadas “companhias” vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. Alguns vestem fardas e máscaras.

No dia de Reis é costume desfazer as decorações natalinas, guardar os enfeites e desmontar os presépios.

Publicidade