Início Taubaté Após ampliação, COI de Taubaté divulga balanço de 5 anos de atuação

Após ampliação, COI de Taubaté divulga balanço de 5 anos de atuação

Publicidade

A Prefeitura de Taubaté realiza a entrega da ampliação do Centro de Operações Integradas (COI), às 10h, na próxima sexta-feira, dia 20 de dezembro. Após 5 anos de atuação, foram registradas 28.626 ocorrências.

Além dos segmentos da Segurança Pública: Polícia Militar (11.144 ocorrências), Guarda Municipal (4.800 ocorrências), Bombeiros (1.101 ocorrências), Defesa Civil (98 ocorrências), o sistema de vigilância por câmeras possui interfaces voltadas à Mobilidade Urbana (1.618 ocorrências) e também traz benefícios diretos para a fiscalização do descarte irregular de lixo e entulho irregular (165 ocorrências) além do monitoramento do deslocamento de ambulâncias (335 ocorrências) e do acionamento do Samu (264 ocorrências) em caso de acidentes, por exemplo.

O sistema de monitoramento foi inaugurado em 2014 com 100 câmeras e posteriormente ampliado para 130 equipamentos. Após a ampliação outras 30 câmeras reforçam o cinturão de segurança e as 130 já existentes foram substituídas por equipamentos mais modernos.

Os prédios públicos também contam com monitoramento constante com a operação de 204 equipamentos. A central de monitoramento é operada pela Secretaria de Segurança Pública e funciona 24 horas por dia.

O COI também conta com os chamados ‘radares inteligentes’, que fazem um cerco eletrônico nos acessos à cidade e permitem a localização e recuperação de carros furtados e roubados.

Em março de 2017, o SIOPM (Sistema de Informações Operacionais da Polícia Militar) foi instalado, permitindo que as ligações feitas ao 190 sejam direcionadas ao COI quando a natureza da ocorrência estiver relacionada a questões municipais.
No segmento da Mobilidade Urbana, o COI conta com diversos equipamentos de trânsito, entre radares fixos, radares móveis, fiscalização de avanços semafóricos e lombadas eletrônicas.

Em cinco anos de funcionamento, o COI registrou 28.626 ocorrências, culminando com o auxílio a 930 prisões.

Das quase 30.000 ocorrências registradas nestes cinco anos, a grande maioria teve a Polícia Militar acionada para deflagrar operações e abordagens. Entre elas estão, por exemplo: uso e tráfico de entorpecentes (504), roubos e furtos (240), atitudes suspeitas (1.240), captura de foragidos (36), desinteligência (385), entre outras, como pichação, direção perigosa, dano ao patrimônio público, passeatas, abordagem sociais e descarte irregular de resíduos.

A lista completa com os endereços das câmeras de monitoramento e os equipamentos de fiscalização de trânsito (radares fixos e móveis, avanço semafórico e lombadas eletrônicas) estão disponíveis nos endereços eletrônicos: http://www.taubate.sp.gov.br/coi/ e http://www.taubate.sp.gov.br/radar/.

Publicidade