Início Pindamonhangaba Educação de Pinda é a segunda melhor do Vale em índice educacional,...

Educação de Pinda é a segunda melhor do Vale em índice educacional, segundo IOEB

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Índice que mede acesso e qualidade da educação infantil ao ensino médio é feito a cada dois anos desde 2015.

A Educação de Pindamonhangaba obteve avanço conforme aponta nota do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira). Criado em 2015 por Reynaldo Fernandes e Fabiana de Felicio, ex-dirigentes do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o estudo é realizado a cada dois anos pela Comunidade Educativa Cedac.

Esse índice considera além do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é o resultado divulgado a cada dois anos pelo governo federal, outras avaliações como oferta de vagas em creche e pré-escola, a formação de professores, a experiência dos diretores de escola e a ainda quantidade e crianças e adolescentes que não estão matriculados na escola.

Em 2019, foram avaliados 4.909 municípios do país, sendo que destes 36 são do Vale do Paraíba. Pindamonhangaba recebeu nota 5,3 e ocupa a segunda colocação como melhor educação na região, acima da média nacional que foi 4,7. Campos do Jordão que foi avaliada como a melhor na região obteve nota 5,6.

Para o secretário de Educação Prof. Júlio Valle, “a nota obtida pela rede municipal demonstra muito do trabalho e da dedicação da gestão municipal, responsável pela implementação de projetos fundamentais para essa conquista, como o reforço escolar, as atividades de contraturno, as atividades artísticas e esportivas e tanto mais. Porém, esse resultado também reflete de maneira objetiva como as equipes nas escolas têm conduzido com qualidade o trabalho pedagógico, evidenciando que qualificam muito todas as conquistas obtidas nesses últimos anos”.

Publicidade