Início Variedades Como tornar a sua empresa mais ativa com práticas sustentáveis

Como tornar a sua empresa mais ativa com práticas sustentáveis

(Foto: Portal Contábeis/divulgação)
Publicidade

Não é de hoje que o tema da ecologia é debatido em vários setores da sociedade. A arte, a política, a educação, todas essas áreas estão batendo na tecla da tal sustentabilidade. No universo do empreendedorismo a situação não é diferente.

Os consumidores mais antenados quando o assunto se trata da proteção do meio ambiente. Atualmente muitos deles já sabem que só porque em algumas cidades do sul do Brasil o dia amanhece com geada nos campos, não significa que o aquecimento global não exista.

Os mesmos consumidores que fazem questão de separar o lixo comum do orgânico estão atentos para o derretimento das geleiras e de outros danos ambientais. Por isso, eles são os primeiros a virarem a cara para uma empresa que não se compromete com causas ambientais.

Diante disso, a preocupação com uso correto dos recursos naturais já faz parte das estratégias de Marketing de muitas empresas, afinal, fica impossível engajar a sua marca quando o público sabe que o seu negócio não recicla materiais e polui o meio ambiente.

Sendo assim, é por isso que a questão da sustentabilidade é pauta obrigatória tanto nas pequenas quanto nas grandes empresas.

Dicas para o seu negócio adotar práticas de sustentabilidade

No atual contexto, tão importante quanto criar um site para a sua empresa, é ter entre as suas prioridades atividades que promovam uma atuação sustentável dos seus serviços.

Um bom serviço de hospedagem assegura benefícios como proteção e suporte de tráfego, um domínio traz mais credibilidade, mas tudo isso não adianta se o seu público consumidor visita suas redes sociais para denunciar suas práticas ecologicamente incorretas.

A boa reputação da empresa atualmente depende muito de como a sua empresa encara as questões ambientais. Por isso, aqui vão algumas dicas básicas para tornar a sua empresa mais ativa em relação a sustentabilidade.

Diminuição do uso de papel

Hoje em dia não tem desculpa para a impressão de pilhas e pilhas de papel. Também não há a necessidade de toneladas de arquivos guardados em depósitos. A computação em nuvem aparece como uma alternativa segura e prática de armazenamento de arquivos.

Precisa guardar e depois acessar um documento importante? Ferramentas como o Google Drive e o Dropbox estão aí para isso.

Otimização do espaço físico

Atualmente é possível contar com dois aliados para garantir uma melhor sustentabilidade na sua empresa: o Home Office e o coworking.

O Home Office, conforme o próprio nome indica, é a possibilidade do colaborador efetuar as suas tarefas em casa.

Dependendo do tipo de empresa, essa é uma prática bastante viável e ferramentas como o Trello e o Wrike permitem isso. A vantagem para o meio ambiente é poupar com transporte e energia elétrica das empresas.

O coworking, por sua vez, consiste em espaços que freelancers, startups e até grandes empresas podem alugar para usar como ambiente de trabalho. Esse método também representa uma alternativa para economizar mais recursos e poluir menos.

Adotar um bom gerenciamento de resíduos sólidos

Evitar o desperdício faz parte da cartilha de quem quer salvar o planeta. Por isso, levando em conta o campo da atuação da empresa, é importante utilizar medidas que visam administrar com segurança os resíduos sólidos.

Estude bem o método de fabricação de seu produto para adotar maneiras de diminuir a o acúmulo de resíduos, tais como sobras e aparas. Existem maneiras que permitem produzir sem gerar resíduos em grande quantidade.

Os produtos recicláveis podem ser enviados para cooperativas de catadores, enquanto que o orgânico pode ser conduzido para a compostagem.

Já se a empresa trabalha com materiais mais perigosos, tais como pilhas, baterias, óleos e pneus, é importante conduzi-los para empresas especializadas.

Entretanto, outros tipos de materiais podem ser negociados e até mesmo resultar em lucros para a empresa, como, por exemplo, metais e óleo de cozinha.

Investir na criação de projetos sociais e educacionais destinados para desenvolver a cultura da sustentabilidade

As práticas sustentáveis de uma empresa não integram somente ações do dia a dia, mas também a realização de atividades sociais palpáveis. Palestras e eventos culturais são algumas dessas ações que podem ser realizadas pela empresa.

Além de trazer uma imagem boa para a marca, tais práticas também estimulam os seus consumidores a adotarem uma postura mais responsável diante do meio ambiente.

Conclusão

Diante de tudo isso e de tantas vantagens (para os negócios e para o futuro do planeta), é importante que as empresas desenvolvam atividades internas e externas sobre a Sustentabilidade.

Desse modo, é possível mostrar que as práticas de sustentabilidade são benéficas para todos e que elas auxiliam na divulgação e realização de ações capazes de melhorar a nossa relação com a natureza.

Portanto, ao seguir essas dicas, você vai posicionar a sua empresa da melhor maneira possível, tornando-a sustentável e uma referência na busca por um futuro melhor.

Publicidade