Início Ubatuba Praia Grande, em Ubatuba, recebe a decisão do título paulista de surf...

Praia Grande, em Ubatuba, recebe a decisão do título paulista de surf profissional nestes sábado e domingo

(Foto: Munir El Hage/divulgação)
Publicidade

Marcada na história do surf brasileiro, por receber os grandes festivais nacionais na década de 70, que impulsionaram as competições da modalidade no Brasil, a Praia Grande, em Ubatuba, volta a ser o palco de um importante campeonato. Nestes sábado e domingo (23 e 24), o Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest reunirá mais de 60 atletas de nove estados para definir o título paulista profissional e, dependendo dos resultados, também pode decidir o novo campeão brasileiro pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

As baterias têm início às 8 horas, com transmissão ao vivo pela internet no site www.fpsurf.com.br. Em jogo, R$ 30 mil de premiação, sendo R$ 8 mil ao vencedor, além dos 3 mil pontos na disputa nacional, que é liderada por Igor Morais, de São Sebastião. “Será um evento importante para mim, pois temos dois títulos em jogo, o paulista e o brasileiro. Vou com tudo, me sinto preparado para este desafio, bem treinado e com bons equipamentos”, fala Iguinho.

“Já competi uma vez em Praia Grande, é uma onda bem manobrável e acredito que meu surf encaixa muito bem naquele tipo de mar”, conta o surfista, falando da expectativa de também ser campeão brasileiro. “É um dos meus objetivos e nunca me senti tão preparado para conquistá-lo. Estou confiante, bem na parte física e mental, sem falar das minhas pranchas, que estão voando”, ressalta o atleta da equipe Natural Art, que tem apoios da Flow, Adriano Nunes Surfboards, Armamento Rebelde, Savannah Steak House e Seesp.

Junto com ele, os outros quatro primeiros do ranking estão confirmados no evento e quem chama atenção é o experiente Raoni Monteiro, de Saquarema, que já fez parte da elite mundial e aparece em quarto lugar, dando trabalho para os mais novos. Hizunomê Bettero é mais um nome forte, é o atual vice-líder do Brasileiro e compete “em casa” com chances de fazer história, tentando o tricampeonato estadual. Outro talento local é Wesley Leite, atual quinto colocado na Abrasp, e completa a lista dos top 5, José Eduardo, o Dudu, de Búzios, hoje na terceira colocação.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Outros competidores aparecem como destaques, como Robson Santos, de São Sebastião, que já foi campeão sul-americano da WSL e este ano representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Surfista mais experiente em atividade no Circuito, o cearense Dunga Neto é mais um nome de ponta entre os inscritos.

(Foto: Alexandre Loureiro/divulgação)

A nova geração também aparece forte e entre os candidatos a brilhar entre os profissionais estão Daniel Adisaka, criado nas ondas ubatubenses e atualmente morando em Maresias, atual bicampeão estadual sub18; Cauã Gonçalves, de São Sebastião, que acaba de conquistar o título paulista sub16; e Ryan Kainalo, de Ubatuba, que este ano faturou seu sexto título estadual, desta vez na sub14, uma marca nunca vista antes.

O Surf Trip apresenta Onbongo Pro Contest Paulista de Surf tem os apoios de Super Tubes, Kyw, Surf Skate Mag, Surf Trip Tour, Filipe Toledo Surf Store e Atmosfera Incorporadora. Realização da Federação Paulista de Surf, com colaboração da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Publicidade