Início Pindamonhangaba Especialista do Senac Pindamonhangaba alerta para os cuidados com os pés na...

Especialista do Senac Pindamonhangaba alerta para os cuidados com os pés na terceira idade

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Alta procura por cursos relacionados ao tema fez Senac Pindamonhangaba abrir turma específica de Podologia Geriátrica

A expectativa de vida da população brasileira atingiu 76 anos e continua a crescer. O dado é da Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil – 2017, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Um dos impactos da rotina ativa na terceira idade está na sobrecarga dos pés, que suportam o peso do corpo ao longo dos anos e tendem a ficar mais frágeis, elevando a busca por serviços específicos de atenção à saúde do idoso.

Patricia Cordeiro dos Santos, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Pindamonhangaba, conta que é possível sentir esse mercado aquecido pela procura por cursos relacionados aos cuidados com os pés e mãos. “Desde a inauguração da unidade, em março do ano passado, a busca por qualificação nessa área cresceu cerca de 80%, nos incentivando a abrir uma turma só de Podologia Geriátrica, com início em novembro”, revela.

A docente destaca que as alterações comuns nos pés da pessoa idosa costumam provocar inseguranças, dores e instabilidade na marcha, fatores que causam limitações e comprometem a qualidade de vida. “Patologias, alteração de pisada, unhas encravadas, problemas de circulação, micose, frieiras, fissuras no calcanhar e pele ressecada são problemas comuns nesse ciclo de vida”, comenta.

“O profissional de podogeriatria possui todo o conhecimento sobre as alterações decorrentes do processo normal de envelhecimento, doenças crônicas típicas dessa etapa do ciclo de vida e, principalmente, das situações que permeiam as síndromes geriátricas e suas consequências, podendo ajudar os idosos na solução de problemas com os pés e proporcionar mais conforto e qualidade de vida”, esclarece a docente.

Patrícia reforça que os cuidados diários também ajudam a prevenir complicações, como examinar os pés com frequência para identificar anormalidades, cortar as unhas sem tirar as laterais, para evitar que fiquem encravadas, usar calçados com solado rígido e contraforte resistente, e secar bem os vãos entre os dedos após o banho. Essas medidas reduzem o risco de infecções, feridas e até a necessidade de amputações”, finaliza.

Serviço:

Senac Pindamonhangaba

Local: Rua Suíça, 1.255 – Santana – Pindamonhangaba/SP

Informações e inscrição: www.sp.senac.br/pindamonhangaba

Publicidade