Início São José dos Campos Museu Vivo terá guirlanda de papel, farofa de Natal e violeiros em...

Museu Vivo terá guirlanda de papel, farofa de Natal e violeiros em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Um dos costumes que se repete, anualmente, nesta época do ano, e que está presente em boa parte dos lares, é a colocação de um enfeite na porta da frente das casas, por onde, geralmente, as visitas são recebidas. O adorno é conhecido como guirlanda de Natal – feito em vários formatos, tamanhos e materiais – e representa um sinal de boas-vindas para quem chega.

Neste domingo (17), durante o programa Museu Vivo, no Museu do Folclore de São José dos Campos, o mineiro Willian Silva vai compartilhar o seu saber na área de artesanato, fazendo uma guirlanda de papel. Uma sabedoria que ele aprendeu com sua mãe e sua avó, que faziam flores artesanais para as festas religiosas. “Minha família sempre mexeu com artesanato e não havia como eu não aprender”, diz.

Também participarão da atividade Maria Mendes de Jesus (culinária) e o violeiro José Ramos, conhecido como Hawaí (música). Ele estará acompanhado do amigo Antonio Rodrigues Martins Neto, pois seu parceiro de dupla, Benedito Moreira (Minuano), não pode participar dessa vez.

Maria Mendes vai compartilhar a sua sabedoria ao fazer uma farofa de Natal, também para combinar com a época do ano. Ela diz que gosta muito de cozinhar e fica muito satisfeita ao ver as pessoas provando aquilo que faz. “Todas as receitas que aprendi foi com minha mãe e minha avó, que cozinhavam muito e em grande quantidade para festas da região”, conta.

Gestão e Programa

O Museu do Folclore de São José dos Campos foi criado em 1987 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e, atualmente, é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede no município joseense. O programa Museu Vivo acontece aos domingos à tarde, das 14h às 17h, e é aberto ao público.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 / 3924-7354 – www.museudofolclore.org

Publicidade