Início Variedades Programa Caminhos para a Cidadania ajuda a formar jovens conscientes

Programa Caminhos para a Cidadania ajuda a formar jovens conscientes

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Com apoio da CCR NovaDutra, atividades levam ensinamentos sobre a segurança no trânsito para alunos

O Programa Caminhos para a Cidadania, realizado pelo Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, atua a fim de que segurança no trânsito, mobilidade urbana e cidadania sejam pautas prioritárias na sociedade. Com abordagem didático-pedagógica, o programa ajuda na construção de uma comunidade mais consciente, preservando vidas e formando jovens cidadãos. Os conteúdos trabalhados estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na via Dutra, o programa está presente em 12 municípios: Santa Isabel, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, Resende, Itatiaia, Piraí, São João de Meriti e Rio de Janeiro. Desde 2005, quando o programa foi implantado na via Dutra, já participaram 44.998 professores e 1,2 milhão de alunos do 4º e 5º ano (9 e 10 anos).

“O Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, tem a proposta de contribuir para uma comunidade mais consciente, preservando vidas e formando jovens cidadãos. São temas que destacam a importância da segurança e do respeito no trânsito”, ressalta Ariane Teles, Agente de Sustentabilidade e coordenadora do programa.

Capacitação e troca de conhecimentos

Para contribuir com a aplicação dos temas em sala de aula, os professores passam por capacitações que, neste ano, são 100% on-line, com a disponibilização de materiais complementares que ajudam na aplicação dos temas na prática. Os conteúdos absorvidos pelos educadores são trabalhados de forma didática e versátil, sendo incluídos nas matérias já existentes na grade curricular. Além disso, os professores recebem orientações de como aplicar as fichas com sugestões de atividades na sala de aula.

Mais sobre o programa “Caminhos para a Cidadania”

É um dos maiores investimentos sociais do Grupo CCR, viabilizado por meio do Instituto CCR e desenvolvido pelas concessionárias nas regiões onde atuam. O programa propõe ampliar o pensamento coletivo e a mudança de comportamento para a preservação da vida, segurança no trânsito e cidadania. Caminhos para Cidadania está presente em mais de 80 municípios, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Desde sua criação, em 2002, já atendeu a mais de 3,4 milhões de alunos e 127 mil educadores da rede pública de ensino.

Publicidade