Início Variedades Instituto CCR anuncia projetos selecionados no 4º Edital de Projetos Culturais

Instituto CCR anuncia projetos selecionados no 4º Edital de Projetos Culturais

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O Instituto CCR anunciou nesta quarta-feira, 30, os projetos selecionados para o 4º edital Instituto CCR de Projetos Culturais. Ao todo, o chamamento público recebeu 775 inscrições, em 286 municípios, e irá distribuir seu maior valor em incentivos culturais via Lei de Incentivo à Cultura (cerca de R$ 3,9 milhões) para ações de fomento à produção cultural, principalmente, de fora das grandes capitais. ​Cada um dos projetos escolhidos irá receber o incentivo de até R$ 300 mil.

Na via Dutra, com o apoio da CCR NovaDutra, os projetos contemplados incluem a valorização da cultura, democratização do acesso ao livro e resgate de expressões artísticas, como teatro, dança e música. “É um orgulho para o Instituto CCR seguir colaborando com a democratização do acesso à cultura no País. Os editais de incentivo são importantes instrumentos para a difusão de ações culturais em diversas regiões do País, sobretudo, as que estão mais afastadas dos grandes centros”, destaca Marina Mattaraia, diretora do Instituto CCR.

Para o próximo ano, seis projetos foram selecionados para serem realizados em cidades lindeiras à via Dutra. Entre os selecionados está a 5ª FLIR (Feira do Livro de Resende), que é um evento literário gratuito, com a participação de escritores e apresentações culturais. Ainda em Resende, no Sul Fluminense, a Companhia de Ballet de Câmara também foi contemplada no edital. A Companhia atua na complementação e aperfeiçoamento no estudo de dança.

Outro projeto é o 11º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe”, que realiza, há 12 anos, um circuito de exibições de cinema itinerante por cidades do interior do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar as tradições da cultura afro. Em Nova Iguaçu, o Circuito Estadual dos Velhos Palhaços foi outro projeto selecionado, levando a cultura circense para o público.

Já no Vale do Paraíba, em Taubaté, foi selecionado o projeto Alethea Dreams, que aborda questões pertinentes da sociedade atual, como a aceitação da autoimagem. Em Jacareí, os circuitos de oficinas musicais do Educando pelos Caminhos da Música levarão apresentações diferenciadas com os grupos formados: Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí, Banda Sinfônica Jovem de Jacareí e a Jazz Combo.

Publicidade