Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pinda assina homologação do contrato para criação do CEPATAS

Prefeitura de Pinda assina homologação do contrato para criação do CEPATAS

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba está mais próxima da criação de um centro voltado pra o bem-estar dos animais. Na terça-feira (29), o prefeito Dr. Isael Domingues assinou a homologação da licitação para a reforma do Abrigo Municipal, que será transformado no CEPATAS – Centro de Proteção e Atendimento aos Animais.

O investimento será de R$ 575.989,39, para remodelação do abrigo com mais estrutura e conforto para receber os animais conforme as normas aprovadas pela Vigilância Sanitária. O projeto do local contempla espaço para recepção, consultório, parte administrativa, sala de vacinação, sala de cirurgia, sala de procedimentos, canil para quarentena, maternidade, gatil com solário, sala para banho e tosa, sala de internação, espaço para animais de grande porte (bovinos, equinos etc), nova pintura e fachada, além de espaço para eventos como as feiras de adoção. “O projeto do CEPATAS é muito bem pensado para que os animais tenham todo o tratamento adequado e também para colaborar com o trabalho realizado para o aumento da rotatividade do abrigo e para diminuir o número de cães e gatos abandonados”, explicou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.

De acordo com a secretária de Saúde, Valéria dos Santos, além das obras do CEPATAS, a Prefeitura está realizando os esforços para a melhorar o serviço, como por exemplo, dar continuidade às castrações nos bairros – desde 2018, 1200 castrações foram realizadas em diversas regiões da cidade.

A intenção da Secretaria de Saúde, é viabilizar, ainda, uma unidade móvel de castração para uso do abrigo. Atualmente, o espaço conta com 52 cachorros e 7 gatos.

Para o prefeito Dr. Isael Domingues, a construção do CEPATAS é necessária para que os animais abandonados da cidade sejam tratados com mais respeito.

“Nossa intenção é melhorar o acolhimento e a maneira como os animais abandonados são tratados. Isso também é um trabalho de saúde e prevenção. O CEPATAS será um centro de serviços com todo o atendimento necessário aos animais, para que possam ser colocados para adoção, além do trabalho de castração e de conscientização para evitar novos abandonos”, explicou o prefeito.

Agora, a previsão da assinatura do contrato com a empresa que irá realizar a obra é até o final do mês de novembro.

Publicidade