Final da Copa Libertadores 2019 será a 15ª vez decidida entre brasileiros e argentinos
A grande final da Copa Libertadores 2019 está definida: River Plate e Flamengo foram melhores que seus rivais nas semifinais e avançaram para a grande decisão, que será disputada pela primeira vez na história em partida única e em campo neutro. Apesar da situação política que vive o país, o Estádio Nacional, em Santiago, no Chile, segue como o palco da final. Além de ser uma decisão histórica, pela novidade no formato, o confronto é inédito em finais do torneio sul-americano.
As duas equipes já se enfrentaram em 12 oportunidades em torneios sul-americanos e algumas pela própria Libertadores – porém nenhuma vez como grande final. Flamengo e River Plate fazem uma final inédita e quem leva uma ligeira vantagem no retrospecto é o time argentino. Os Milionários somam cinco vezes contra quatro triunfos dos rubro-negros, além de três empates. Ao todo, foram 16 gols dos argentinos e 18 bolas na rede dos brasileiros.
Em termos de conquistas da Copa Libertadores, o Flamengo disputou apenas um final e a venceu em 1981. Já o River, atual campeão da competição, está indo para sua sétima decisão na história do torneio e ostenta quatro títulos no currículo.
Apesar do confronto ser inédito em finais, Flamengo e River Plate já se enfrentaram quatro vezes no torneio, sendo todas as partidas válidas pela fase de grupos. Os dois primeiros confrontos foram na Libertadores de 1982 e os dois últimos na edição de 2018.
COMO FORAM OS ÚLTIMOS CONFRONTOS?
Flamengo e River caíram no mesmo grupo da Libertadores 2018. Consequentemente, as equipes jogaram duas partidas (turno e returno) e ambas terminaram empatadas. No primeiro confronto, o duelo terminou 2 a 2 no Maracanã, com gols do Éverton e Henrique Dourado, o Ceifador. Já a segunda partida, no Monumental de Nuñez, terminou com o placar em branco para os dois lados.
QUEM AINDA ESTÁ NO TIME?
Na edição de 2018, o Flamengo enfrentou o River Plate, que mais tarde seria o campeão da Libertadores, duas vezes. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no lado rubro-negro: a começar pelo treinador.
Enquanto o River continua sob o comando de Marcelo Gallardo, os flamenguistas tiveram altos e baixos. Em 2018, um treinador diferente para cada duelo contra o time argentino: Carpegiani e Barbieri. Agora, o Rubro-Negro conta com o português Jorge Jesus, conhecido como Mister pela torcida.
Quem entrou em campo nas duas partidas e seguem na equipe principal do Flamengo são o goleiro Diego Alves, os laterais Renê e Rodinei, os meio-campistas Willian Arão, Diego e Everton Ribeiro. Do lado do River continuaram o goleiro Armani, o lateral Montiel, os zagueiros Pínola e Lucas Martínez, os meias Palacios, Ponzio, Enzo Pérez, Fernández, Quintero e de la Cruz e os atacantes Scocco, Lucas Pratto e Borré.
Em pouco tempo, muito mudou para o lado Rubro-Negro. Na busca pelo segundo título da Libertadores, o Flamengo tem pela frente o atual campeão. O confronto é inédito na história das decisões da competição, mas não é a primeira vez que brasileiros e argentinos decidem o título mais importante da América do Sul.
FINAIS DE LIBERTADORES ENTRE BRASILEIROS E ARGENTINOS
A final da Libertadores 2019 será a 15ª entre um clube do Brasil e um da Argentina. Em 14 decisões, os argentinos se saíram melhor contra os brasileiros: foram nove conquistas argentinas e cinco brasileiras.
Confira a lista:
1963 – Santos x Boca Juniors
1968 – Estudiantes x Palmeiras
1974 – Independiente x São Paulo
1976 – Cruzeiro x River Plate
1977 – Boca Juniors x Cruzeiro
1984 – Independiente x Grêmio
1992 – São Paulo x Newell’s Old Boys
1994 – Vélez Sarsfield x São Paulo
2000 – Boca Juniors x Palmeiras
2003 – Boca Juniors x Santos
2007 – Boca Juniors x Grêmio
2009 – Estudiantes x Cruzeiro
2012 – Corinthians x Boca Juniors
2017 – Grêmio x Lanús
2019 – Flamengo x River Plate
EM QUEM VOCÊ APOSTA?
River Plate x Flamengo fazem a grande final da edição de 2019 da Copa Libertadores no próximo dia 23 de novembro, no Chile, às 22h30 (de Brasília). Atual campeão de 2018 e com histórico de quatro títulos, o River Plate é apontado como grande favorito a sair vencedor.
A vitória dos argentinos tem odd de 2.59, o empate por qualquer número de gols paga 3.07 de lucro e o resultado positivo do Flamengo tem potencial para multiplicar em 2.67 vezes o valor do seu investimento.
Quem vai levar a melhor e conquistar o posto de melhor time da América em 2019? River Plate ou Flamengo? Cadastre-se no Betsul, ganhe bônus de até R$ 120 no primeiro depósito e faça a sua aposta no vencedor.
Fonte: Betsul