Início Pindamonhangaba FOTOS: ESF – Estratégia de Saúde da Família é inaugurada no Jardim...

FOTOS: ESF – Estratégia de Saúde da Família é inaugurada no Jardim Eloyna em Pinda

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)
Publicidade

O Jardim Eloyna recebeu na manhã desta quinta-feira (24), o novo prédio da Estratégia de Saúde da Família do bairro. O local tem o nome de Luiza de Oliveira Garcia, moradora do bairro que realizava um importante trabalho comunitário. Ela faleceu em 2014, aos 74 anos e agora recebeu essa homenagem póstuma.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

Além do prefeito Dr. Isael Domingues, da primeira-dama Dra. Cláudia Domingues do vice-prefeito Ricardo Piorino e do sub-prefeito de Moreira César, Nilson Luiz, a cerimônia contou com a presença de vereadores, de secretários municipais, do filho da homenageada Sr. Orlando e demais parentes, de autoridades e da população.

“Bem aventurado aqueles que não viram e creram. Bem aventurados vocês que não viram, não conheceram a dona Luiza e acreditam no que estamos falando”. Isael Domingues começou sua fala assim, em referência a homenageada, dona Luiza. O prefeito fez questão de dizer que dona Luiza merece todo o elogio e apreço citando o exemplo que ela foi.

Na sequência, Isael parabenizou a todos os envolvidos e falou sobre a conquista para o bairro e imediações, com a inauguração da ESF. Isael citou a situação em que se encontrava o local em que eram feitos atendimentos a população e falou que se sente muito feliz em poder entregar a ESF.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

“Hoje eu sou uma pessoa feliz por que eu tenho uma consciência de médico, tenho consciência das condições sanitárias de trabalho, ergonômica, tudo isso está na minha cabeça, e eu ficaria muito pequeno se a gente não tomasse uma providência, em resolver uma questão como essa do posto”, disse Isael Domingues.

“Receba esse espaço, que é um contrassenso comparado com o outro, para vocês usarem. Provavelmente deve ser o melhor ESF que Pindamonhangaba tem”, concluiu.

Após os discursos das autoridades, foi realizado o descerramento da placa inaugural.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

O novo posto está localizado na Avenida Jardim, 260, e conta com um espaço muito mais amplo, permitindo melhor acolhimento e organização do atendimento da equipe da saúde. Entre os ambientes da nova unidade estão espaços para almoxarifado, consultório médico, consultório odontológico, consultório de enfermagem, pré-consulta, sala de procedimentos, sala de vacinas, sala de inalação, farmácia, entre outros ambientes, além de sanitários acessíveis. Aliás, a acessibilidade é uma novidade no postinho do Eloyna, já que a casa que anteriormente abrigava o posto tinha uma escada na entrada e nenhum espaço acessível, dificultando muito o atendimento a cadeirantes, por exemplo.

Sr. Orlando, filho da homenageada (Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

O novo espaço abrigava uma pousada, por isso é amplo, está com toda a comunicação visual, salas adequadas, rampas, possibilitando um ambiente de trabalho seguro e agradável. A nova unidade conta ainda com uma área externa que pode ser utilizada para atividades ao ar livre e onde já estão sendo implantadas duas hortas: uma delas comunitária e outra sob coordenação do Cpic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares).

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)
Publicidade