Início Destaque Espetáculo “Paracy – As Mães do Rio” faz apresentações gratuitas com acessibilidade...

Espetáculo “Paracy – As Mães do Rio” faz apresentações gratuitas com acessibilidade em LIBRAS no Vale do Paraíba

(Foto: Carolina Damasio/divulgação)
Publicidade

Peça que reconta a origem e as lendas do Paraíba do Sul faz nova temporada pela região

Produção teatral adapta as estórias e memórias da origem do Paraíba do Sul no espetáculo “Paracy – As Mães do Rio”, que retorna para nova temporada pelo Vale do Paraíba. Após temporada que estreou em agosto na Festa da Imaculada, em Taubaté, a peça passará pelas cidades de São Luiz do Paraitinga e Pindamonhangaba, com entrada gratuita e acessibilidade em LIBRAS para pessoas com deficiência auditiva e surdas em todas suas apresentações.

(Foto: Carolina Damasio/divulgação)

A narrativa é construída por duas bravas lenhadoras, figuras do folclore caipira, que acendem a chama da nossa imaginação e nos convidam para ouvir uma nova história sobre o nascimento do Paraíba do Sul.

As estórias pouco exploradas sobre nossos antepassados indígenas e sua importante presença na construção da identidade do caipira são base para a construção dramatúrgica de “Paracy”. Com a Guerra de Tamoios como pano de fundo histórico, o espetáculo conta a história de amor que dá origem às águas do Paraitinga e do Paraibuna – rios que confluem para formar o Paraíba do Sul. Para o diretor e dramaturgo Rafa Soares, “Evidenciar nossa identidade e trazer à superfície novas percepções sobre quem nós somos são os desafios que impulsionam este espetáculo musical”, que unido de uma equipe abundante em talento e vontade de contar uma parte importante da história do Vale do Paraíba para sua população, inicia neste final de semana a segunda temporada do espetáculo.

(Foto: Carolina Damasio/divulgação)

Para compartilhar essa estória inerente e quase não conhecida atualmente, estão as atrizes Bruna Carvalho e Rafaela Maya, que representam as narradoras Venturosa e Maria Picá sob a trilha sonora e direção musical de Natália Machiaveli. Completando a equipe local, estão os assistentes de produção Misael Campos e Miltinho Toledo e a figurinista Camila Fogaça. O espetáculo conta com apoio do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para sua realização e possui acessibilidade de tradução em Libras em todas as suas apresentações.

SERVIÇO | Espetáculo “Paracy – As Mães do Rio”:

Quando?

Dia 26 de outubro

às 20 horas

São Luiz do Paraitinga – Festa do Saci

Dia 13 de novembro

às 20 horas

Pindamonhangaba – FESTE

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

Acessibilidade: Tradução em LIBRAS em todas as apresentações.

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Rafa Soares e Natália Machiaveli

Direção: Rafa Soares

Trilha Sonora e Direção Musical: Natália Machiaveli

Elenco: Bruna Carvalho e Rafaela Maya

Produção e Design Gráfico: Fabulário Produtora

Assistentes de Produção: Misael Campos e Miltinho Toledo

Figurinos: Camila Fogaça

Operação Audiovisual: Estúdio da Rua4

Assessoria de Imprensa: Revoada Assessoria

Publicidade