Início São José dos Campos Semana Cassiano Ricardo homenageia poeta a partir do dia 22

Semana Cassiano Ricardo homenageia poeta a partir do dia 22

Publicidade

No período de 22 a 27 deste mês de outubro, a 53º Semana Cassiano Ricardo vai trazer diversas atividades em homenagem ao patrono da Fundação Cultural. Estão previstas apresentações musicais, espetáculo de dança, teatro, sarau, palestra e a tradicional entrega do Troféu Cassiano Ricardo. Toda a programação é gratuita e acontecerá em seis espaços da cidade.

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza o evento com o objetivo de incentivar a leitura e a literatura, sempre com programação diversificada dedicada ao poeta, jornalista e escritor.

Cassiano Ricardo nasceu em 26 de julho de 1894 em São José dos Campos e faleceu em 14 de janeiro de 1974 no Rio de Janeiro. Ele foi um dos líderes do movimento pela Semana de Arte Moderna de 1922 e ocupou a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.

Programação

TEATRO MUNICIPAL (Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar – Centro)

Dia 22, às 20h:

Show ‘Caipira’, com Mônica Salmaso

Neste último trabalho da cantora paulistana, 14 canções nos levam às origens da música brasileira, em um repertório que traz Cartola, Nana Caymmi, Roque Ferreira e outros. Mônica Salmaso tem 25 anos de carreira, já lançou 11 álbuns e ganhou diversos prêmios.

Dia 24, às 20h:

Entrega do Troféu Cassiano Ricardo à Sra. Yolanda Borghoff

Em São José dos Campos, a carioca Sra. Yolanda Borghoff criou o Musiclube em sua residência e foi presidente da Socem (Sociedade de Cultura e Educação Musical) por muitos anos. Participou da elaboração do estatuto da FCCR e foi presidente da instituição entre 1989 e 1990. Em sua gestão, criou o Museu do Folclore e o Pirô-Piraquara.

Premiére da Cia Jovem de Dança

A Cia Jovem de Dança de São José dos Campos apresenta as coreografias ‘Amor em Desordem’ e ‘De Profundis’, de Marco Sanches, e ‘Perto do Porto’, de Jaruam Xavier. A companhia é um programa de formação criado em 2010 pela FCCR, com o objetivo de incentivar e despertar talentos, além de oferecer oportunidade de aperfeiçoamento nos gêneros balé clássico e dança contemporânea.

Dia 25, às 20h:

Coro Jovem de São José dos Campos, Quarteto Luzes da Ribalta e Orquestra Jovem de São José dos Campos

O Coro Jovem, gerido pela FCCR, e a Orquestra Jovem, que tem parceria, atuam na área de educação musical erudita, por meio de formação e capacitação gratuita de jovens em instrumentos e canto coral, incentivando a formação de público com as diversas apresentações ao longo do ano. Participação especial do Quarteto Luzes da Ribalta.

CINE TEATRO BENEDITO ALVES DA SILVA (Rua Rui Dória, 935 – Centro)

Dia 23, às 10h e 14h: ‘Contos de Assombração, com Cia Tempo de Brincar

Neste espetáculo, são representados o mistério da vida e da morte, o medo e a coragem, trazendo à cena personagens e mitos cantados como ‘Boi da Cara Preta’, ‘Ciranda das Caveiras’ e canções de Valter Silva, como a do pescador que sumiu nos braços da sereia, o ‘Coco das Assombrações’ e ‘Eu Tenho Medo’.

CASA DO IDOSO LESTE (R. Cidade de Washington, 164 – Vista Verde)

Dia 23, às 14h: Show literário ‘Acenando com Bandeira’, com Nando Luz

Lançamento do EP ‘Acenando com Bandeira’, com músicas de Nando Luz sobre poemas de Manuel Bandeira. O espetáculo é apresentado de forma dinâmica e favorece a compreensão da poesia do poeta, por meio da interatividade entre música e poesia. Ficha técnica: Nando Luz (voz e violão), Ashtar Freitas (violão), Alice Garcia (voz) e Adriana Marques (voz/interpretação).

AUDITÓRIO DO MUSEU MUNICIPAL (Praça Afonso Pena, 29 – Centro)

Dia 23, às 20h:

Palestra: O Impacto da Revolução Paulista de 1924 na Obra ‘Martim Cererê’, com Moacir Assunção e mediação do jornalista Julio Ottoboni

A palestra vai abordar as relações entre Cassiano Ricardo e a Revolução de 1924, a partir de pesquisas relacionadas ao seu livro, ‘Sâo Paulo Deve Ser Destruída’, que enfoca a chamada Revolução Esquecida. Moacir Assunção é jornalista, historiador, professor universitário e autor de 13 livros.

PARQUE VICENTINA ARANHA (Rua Eng. Prudente Meirelles de Moraes, 302 – Vila Adyana)

Dia 26, às 15h: Sarau Literário ‘As Andorinhas’

Show com a cantora e compositora Katia Teixeira, lançamento do livro ‘Mônadas’, de Charles Lima, e participação de poetas da cidade. ‘As Andorinhas’ é um poema de Cassiano Ricardo que foi musicado e gravado pelos Secos e Molhados.

Dia 27, 10h30: Banda Caraná (Projeto Circulação)

Formado em 2015, o sexteto apresenta ritmos diversos passando pelo rock, pop, baião, samba, entre outros. O grupo entoa músicas com vocais marcantes que exploram uma base harmônica diversificada, contando ainda com a sonoridade da flauta transversal em seus arranjos originais, com letras que abordam união.

ARENA DO PARQUE DA CIDADE (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana)

Dia 27, às 15h: ‘Yaga – Uma História Para Crianças Corajosas’, com Severina Cia de Teatro (Projeto Circulação)

A história narra o encontro entre uma menina órfã e uma temida sábia anciã. Munida de coragem e muita imaginação frente aos perigos que irá enfrentar, a garota adentra a floresta misteriosa em busca de algo o qual a anciã é guardiã.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300

Publicidade