Início São José dos Campos Startup São José vai funcionar na antiga Casa do Café

Startup São José vai funcionar na antiga Casa do Café

Foto: Lucas Cabral/PMSJC
Publicidade

A bucólica paisagem do Parque da Cidade de São José dos Campos será local também do desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica.

A partir desta quarta-feira (16), começa a funcionar no local, na antiga Casa do Café, o programa Startup São José, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos.

A Prefeitura investiu no empreendimento cerca de R$ 400 mil, entre reforma do prédio e instalações de novo mobiliário e sistema de informática. A reforma no prédio foi realiza com autorização do Compahac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico). A área do imóvel tem cerca de 1.000 m².

O objetivo da Prefeitura com o empreendimento é permitir o crescimento de pessoas com potencial. Tudo tendo como objetivo maior a geração de novos negócios e mais postos de trabalho na cidade, com a consequente geração de renda.

A previsão é que de 6 a 10 startups escolhidas com base no edital divulgado ocupem este novo centro de empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico. O edital para interessados ainda está aberto no site da Prefeitura/Portal da Transparência, tanto para empresas como para parceiros que participarão das atividades de aceleração e mentoria.

Cidade tecnológica

O programa Startup São José é mais uma estrutura que se forma que terá atuação conjunta com instituições que já são expoentes nacionais e mundiais como o DCTA, o parque tecnológico da Univap, o Parque Tecnológico de São José dos Campos (vinculado à Prefeitura), ITA, Fatec, Unifesp e da Unesp, além das empresas que investem consideravelmente em pesquisa e desenvolvimento.

Entre as oportunidades para as futuras startups estão negócios na área de TI (tecnologia da informação), mas também em áreas ligadas à moda, vídeo games, artesanato, entre outras.

Lei da inovação

Desde julho de 2017, São José dos Campos passou a contar com a Lei da Inovação, que tem como objetivo estimular e fomentar a criação de startups e iniciativas de desenvolvimento tecnológico na cidade. A iniciativa visa consolidar a cidade como uma das principais capitais brasileiras da inovação, oferecendo incentivos às atuais e atraindo novas empresas para o município. Várias empresas já foram beneficiadas com a nova legislação com base em projetos inovadores.

Mais informações
www.sjc.sp.gov.br/side

Publicidade