“São José dos Campos verá, gratuitamente, a capacidade de uma orquestra preparadíssima, que executa com perfeição tudo que lhe é proposto. A cidade vai ver que somos capazes, muito capazes.” É assim que o renomado maestro Isaac Karabtchevsky descreve o espetáculo musical da Orquestra Heliópolis Sinfônica, que promete encantar o público do Teatro Municipal neste sábado (12), a partir das 20h.
No repertório, o maestro garante uma noite de muita versatilidade, transitando por músicas de concerto e músicas populares. “Preparamos um notório repertório. Iremos de Villa Lobos, com Bachianas, ao Bolero de Ravel. Do Guarany, de Antônio Carlos Gomes, à Marcha Triunfal de Verdi. Teremos ainda mais peças, mas já adianto que provaremos todo o encanto da Orquestra Heliópolis Sinfônica e o valor cultural que a comunidade carrega”, destacou.
Internacionalmente reconhecida, a orquestra é uma formação de nível avançado do Instituto Baccareli, localizado em São Paulo. “O instituto é de importância imensurável. Tão difícil quanto estar à frente desses jovens cheios de energia e de paixão, é falar sobre um projeto que muda a vida da comunidade de Heliópolis. Trazer cultura a este ambiente, com rica diversidade, é muito gratificante”, ressaltou o maestro.
Para ele, essa gratificação é definida por um sentimento. “Vontade. Dos professores, que planejam um longo trabalho. Dos alunos, que estudam, se esforçam e fazem jus a cada aplauso recebido. E do instituto, de trazer da margem da sociedade uma comunidade estereotipada”.
Isaac Karabtchevsky já passou por diversas orquestras, de vários países, em funções como regente, maestro, diretor artístico e diretor musical. Em 2009, foi agraciado com a Ordem do Ipiranga, a honraria mais elevada do Estado de São Paulo. “Eu já estive à frente de inúmeras orquestras pelo mundo. A Heliópolis Sinfônica não fica atrás de nenhuma delas”, exaltou.
As reservas dos ingressos no site já se esgotaram, mas uma cota estará disponível 2 horas de antecedência ao espetáculo, na bilheteria do teatro. Para quem já tem ingressos reservados, é importante chegar meia hora antes da apresentação. As cadeiras disponíveis serão colocadas à disposição dos interessados.
O espetáculo é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac), com o patrocínio da Unilever, EDP e JSL, e conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Teatro Municipal
Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar – Centro
(12) 3942-1144