Início São José dos Campos Via Dutra recebe mega simulado com múltiplas vítimas e produto químico em...

Via Dutra recebe mega simulado com múltiplas vítimas e produto químico em São José dos Campos

(Foto: Ehder de Souza e Daniel Menezes/CCR NovaDutra)
Publicidade

Evento mobilizou equipes de emergência e operacionais do Vale do Paraíba com apoio do helicóptero Águia

Na manhã desta quinta-feira (26), um mega simulado envolveu equipes de emergência e operacionais do Vale do Paraíba, na via local em frente à Universidade Paulista (UNIP), no km 157,2 da pista sentido São Paulo, em São José dos Campos. O simulado foi realizado na via local de acesso à universidade e não interferiu no tráfego da rodovia. Ao todo, 3.600 pessoas, entre alunos, atores e profissionais de emergência e operação participaram da ação.

(Foto: Ehder de Souza e Daniel Menezes/CCR NovaDutra)

O simulado

Foi simulada a colisão entre uma carreta transportando produto químico – Acrilato de Butila – (que veio a derramar na pista), um ônibus com romeiros retornando de Aparecida (SP) e outros dois veículos leves. A dinâmica do treinamento foi o atendimento de 30 vítimas (19 vítimas leves, 6 moderadas e 5 graves), que foram resgatadas e socorridas pelas equipes de emergências para os hospitais de São José dos Campos, com apoio do Helicóptero Águia da Polícia Militar. Entre as vítimas, uma romeira ficou gravemente ferida.

Devido ao derramamento do produto químico na pista, foi simulada a evacuação e o isolamento da universidade. Na instituição, 3.500 alunos tiveram que sair das salas de aula e seguiram para um ponto seguro. A proposta do treinamento foi aprimorar os procedimentos das instituições participantes, alinhando as ações de atendimento em eventuais ocorrências de grande proporção.

Estrutura
O evento contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT), Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, CCR NovaDutra, Unip (Universidade Paulista), Grupamento Aéreo da Polícia Militar, Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau), Secretarias de Mobilidade Urbana e de Educação de Trânsito de São José dos Campos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Rinem (Rede Integrada de emergências) – com as empresas: Panasonic, GM, Revap/Petrobras, Bayer, Johnson e Ambipar.

Publicidade