Início Pindamonhangaba Infectologia de Pindamonhangaba recebe prêmio de destaque no tratamento de tuberculose

Infectologia de Pindamonhangaba recebe prêmio de destaque no tratamento de tuberculose

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Na última segunda-feira (23), o Setor de Infectologia da Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu pela 10ª vez o prêmio de reconhecimento pela eficácia do tratamento de tuberculose realizado na cidade. O evento foi realizado pela Secretaria de Saúde do Governo, em São Paulo.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, nos anos de 2004, 2006, 2007,2009, 2011, 2012, 2017, 2018 e 2019 o Setor de Infectologia de Pindamonhangaba tem sido reconhecido, pois ultrapassou a meta estabelecida pelo estado que era de 85% de alta de cura, e alcançou o índice de 88% de cura dos pacientes com a doença.

“Para o sucesso no tratamento – que dura seis meses – e com índice relevante somente foi possível em decorrência da integração de toda a equipe do setor. Quero aproveitar para parabenizar o empenho e dedicação, e também ressalto a participação das unidades de saúde do município”, comentou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.

Pindamonhangaba está no ranking das quatro cidades do estado de São Paulo que receberão o prêmio de reconhecimento no tratamento supervisionado – que consiste na atenção e assistência à saúde não somente do paciente, mas também daqueles que possuem contato com ele.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que causa infecção principalmente nos pulmões. A forma de contágio é direta principalmente em aglomerações de pessoas, pois ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que possuem o agente infeccioso podem contaminar outro indivíduo.

Em sua grande maioria pessoas infectadas com tuberculose, apresentam os seguintes sinais e sintomas: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão e fraqueza.

Vale destacar que o tratamento é feito com antibióticos com eficiência de 100% na cura, quando não há abandono no tratamento. Para isto, é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.

Publicidade