Início Pindamonhangaba Shopping Pátio Pinda recebe primeiro Eco Ponto de Lixo Eletrônico

Shopping Pátio Pinda recebe primeiro Eco Ponto de Lixo Eletrônico

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Medida é adotada dentro de um quadro preocupante e que precisa ser revertido: apenas 3% do e-lixo é descartado corretamente no Brasil

A preservação do meio ambiente tem sido uma pauta recorrente na mídia devido a problemas como o aquecimento global, a poluição dos mares, o desmatamento de florestas e outras ações degradantes ao Planeta Terra. Dentro dos diversos problemas ambientais enfrentados pelo Brasil, o descarte incorreto de lixo eletrônico aparece em destaque, sendo que no país apenas 3% de todo e-lixo é descartado de forma ambientalmente planejada e, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, somente 13% das cidades brasileira contam com algum projeto de coleta desse material.

Com o intuito de ajudar a reverter esse cenário na cidade de Pindamonhangaba, que não possuía um Eco Ponto de Lixo Eletrônico, o Shopping Pátio Pinda recebe o primeiro local de descarte de e-lixo da cidade. A iniciativa é da E-Pinda – um projeto para coleta de lixo eletrônico na cidade e região. No tambor, que ficará instalado próximo à Kalunga, poderão ser descartados diversos lixos eletrônicos, como computadores, celulares, baterias, televisores e câmeras fotográficas.

Segundo o Gerente Geral do Shopping Pátio Pinda, Mauro Fontes, a iniciativa está em linha com os objetivos sustentáveis do centro de compras e lazer. “Nós já trabalhamos com toda instalação em lâmpadas de LED no mall, sistema de captação de água de chuva e um sistema de reuso de água nos sanitários dos banheiros, então esse projeto vem para somar com a nossa política ambiental”, afirma. “O ponto de coleta do e-lixo em um espaço de constante circulação de pessoas é uma forma de sensibilizar a comunidade em geral quanto ao descarte correto do lixo eletrônico e dar a destinação correta a esses materiais por meio dessa parceria com a E-Pinda.”

Shopping Pátio Pinda

Construído em uma área de 120 mil metros quadrados, o Shopping Pátio Pinda é resultado de um investimento de R$ 150 milhões e já se consolidou como um espaço de compras, lazer e convivência para moradores de Pindamonhangaba e região. O empreendimento gera cerca de 2.400 empregos diretos e indiretos e oferece uma infraestrutura com mais de 115 lojas – seis âncoras e cinco megalojas –, quatro salas de cinema do Grupo Cine, sendo 2 salas 3D, uma diversificada praça de alimentação, supermercado e ainda 1.300 vagas de estacionamento. Inaugurado em 21 de novembro de 2013, o empreendimento é administrado pela AD Shopping.

Publicidade