Início São José dos Campos Reformas estruturais e agenda de produtividade podem retomar o crescimento do...

Reformas estruturais e agenda de produtividade podem retomar o crescimento do país, segundo Zeina Latif

Zeina Latif, economista chefe da XP Investimentos (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A economista-chefe da XP Investimentos Zeina Latif palestrou no primeiro dia do Innovation Brazil Leaders Fórum, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, e ressaltou a importância de uma agenda de reformas para o país voltar a crescer.

Zeina afirmou que a reforma da previdência é importante todavia ressaltou que é apenas o início de uma trajetória rumo ao crescimento, e que o Brasil está em fase de plantio para poder colher mais adiante. Outras reformas devem ser feitas, como por exemplo a tributária.

Para ela, fazer este ajuste não é tarefa fácil e alguns setores pagarão mais impostos, como por exemplo os de serviços, contudo as reformas consolidarão o ambiente macroeconômico, uma vez que o país já conta com inflação e juros baixos.

Argus Ranieri, organizador do evento, Jailson Portugal, da Plátano Investimentos; Zeina Latif, economista – chefe da XP Investimentos, Jansen Portugal, da Plátano (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Zeina Latif comentou ainda que a XP Investimentos acredita num potencial de crescimento na casa de 1% para este ano e para 2020.

A economista lembrou que o crescimento mundial está na ordem de 3% e que para o Brasil acompanhar esse número deverá se esforçar muito, com uma agenda de crescimento para alavancar a economia com os seguintes pilares: abertura comercial, melhora da qualidade da mão de obra e desenvolvimento de ambientes de negócios.

No entanto, mesmo diante de um cenário lento de desafios e de esforços, a mensagem de Zeina para os empresários presentes foi que há boas perspectivas.

“Há razões para uma postura confiante para o país. Temos que seguir com uma agenda reformista e de desenvolvimento. E é preciso ter pé no chão com as finanças“, finalizou Latif.

XP Corporate

Acompanhando Zeina Latif ao Innovation Brazil Learders, a executiva Vivian Sesto fez a abertura da palestra tratando do segmento Corporate da XP, explicando aos empresários que a XP possui soluções específicas para empresas, como por exemplo a gestão de fluxo de caixa. A Plátano Investimentos, responsável por trazer a palestra de Zeina Latif ao evento, presta assessoria a clientes pessoas físicas e jurídicas.

A Plátano Investimentos – XP Investimentos

A Plátano Investimentos atua há 16 anos no mercado, tendo iniciado suas atividades em 2003 como uma escola financeira com o objetivo de mudar a forma como os brasileiros investiam.

Diante da demanda de uma assessoria personalizada de investimentos, Jailson Portugal fundou, em 2008, a JRST Investimentos, tendo como missão atender os mais de seiscentos alunos que já haviam participado de seus cursos e se tornariam clientes do escritório.

Em 2009, Jailson Portugal tomou a decisão de entrar para o time XP Investimentos e, de lá para cá, o escritório de São José dos Campos se tornou um dos mais atuantes no mercado financeiro e um dos com maior expertise em renda variável, formando assessores especializados em bolsa de valores.

Em 2018, a empresa entrou em fase de franca expansão, deixou de ser a JRST para se tornar a Plátano Investimentos e hoje conta com operações também em São Paulo, Guarulhos, Caraguatatuba, Pindamonhangaba, Cruzeiro, dentre outras, tendo recém-inaugurada a sua primeira filial fora do país, no Japão.

No mês de agosto, a Plátano Investimentos lançou a plataforma Vale Investir (www.valeinvestir.com.br), o maior portal sobre economia e negócios do interior paulista, repleto de informações para empresários, investidores e para quem deseja se informar sobre o mercado financeiro, investimentos, micro e macroeconomia, geopolítica, eventos do mercado e muito mais.

Serviço:

Innovation Brazil Leaders Forum 2019
Dia: 15 a 17 de setembro
Local: Parque Tecnológico de São José dos Campos. Estrada Dr. Altino Bondensan, 500 – Eugênio de Melo, São José dos Campos – SP.

Publicidade