Início São José dos Campos Licitação para nova cobertura do Teatrão em São José dos Campos atrai...

Licitação para nova cobertura do Teatrão em São José dos Campos atrai 4 empresas

A troca do teto tem o objetivo de garantir a segurança dos frequentadores do ginásio - Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos abriu nesta terça-feira (10) a concorrência pública para a construção da nova cobertura do Teatrão, na Vila Industrial (região leste). Quatro empresas – Consdon, Elefe, GBVT e Teto – se interessaram pelo certame e apresentaram propostas.

O edital de licitação tem valor referencial de R$ 6.807.566,70, com prazo de execução de 5 meses após a ordem de serviço. Toda a documentação entregue pelas construtoras participantes passará por análise técnica.

Com base em laudo técnico, a Prefeitura decidiu trocar a cobertura do ginásio para garantir a segurança dos futuros frequentadores do local, principalmente em caso de lotação da arquibancada, que tem capacidade para 4 mil pessoas sentadas. O estudo foi realizado por meio de inspeções visuais e ensaios investigativos na estrutura do anfiteatro, que tem mais de 40 anos de edificação. Após as chuvas intensas do início deste ano, foi constatado que o excesso de umidade provocou infiltrações na laje, fissuras e desprendimento de placas de concreto, agravando os problemas estruturais.

A quadra poliesportiva foi ampliada para se adequar ao padrão das modalidades. Para atender essa exigência, foram removidos alguns degraus das arquibancadas. No entorno, haverá 22 salas para uso dos profissionais do esporte e de apoio, incluindo 2 banheiros, vestiários, lanchonetes e lavanderia.

O ginásio será utilizado para treinamento das equipes de base do programa Atleta Cidadão e dos elencos do Alto Rendimento. Além dos jogos de vôlei e basquete, o Teatrão poderá receber compromissos dos times de futsal e handebol, além de festivais e eventos de outras modalidades, como ginástica e lutas.

Grande parte da área do Teatrão já foi revitalizada pela Prefeitura desde 2017, com a liberação do Parque Sérgio Weiss para uso da população. No ano passado, foi entregue o Museu Interativo de Ciências, que oferece mais de 50 atrações aos visitantes, com atividades e exposições sobre ciência e cultura.

Publicidade