A Polícia Militar realiza, de 7 de setembro a 15 de dezembro, a Operação Romeiro 2019.
Pesquisa junto aos visitantes e moradores, feita por policiais, permitirá a identificação do perfil e das necessidades das pessoas que utilizam dos serviços da corporação.
A PM informou que no período da operação, o policiamento será intensificado, havendo reforço das unidades territoriais e especializadas da Polícia Militar da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, incluindo o Grupamento Aéreo de São José dos Campos (BRPAe) e as escolas de formação, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), a Escola Superior de Soldados (ESSD), o Corpo de Bombeiros e o Policiamento Ambiental.
Como inovação, os policiais militares empregados na operação realizarão pesquisa junto aos visitantes e aos moradores, o que permitirá a identificação do perfil e das necessidades das pessoas que se utilizam dos serviços da corporação.
A Polícia Militar atuará de forma ostensiva, com vistas à segurança dos visitantes, dando ênfase aos pontos de maior fluxo de pessoas e ocorrências, nos horários de maior necessidade.
Algumas questões merecem especial consideração do policiamento:
O grande número ocorrências de mal súbito, em razão da estação do ano e aglomeração das pessoas. A PM orienta a hidratação para evitar ocorrências dessa natureza.
O desencontro de pessoas, principalmente idosos e crianças. A orientação é que as pessoas usem pulseira com informações para sua identificação e localização do ônibus, além do contato telefônico do responsável.
O cuidado com objetos pessoais (bolsas, carteiras, celulares, etc.), pois oportunistas podem se aproveitar da aglomeração e boa fé dos visitantes para a prática de furtos.