Início Aparecida Congresso em Aparecida quer atrair novas vocações para a Igreja

Congresso em Aparecida quer atrair novas vocações para a Igreja

Brasil possui mais de 27 mil padres e cerca de 480 bispos católicos (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Regionais, dioceses e arquidioceses de todo o Brasil se reúnem no Santuário Nacional a partir desta quinta-feira (05), para refletir sobre as vocações na Igreja Católica. O encontro acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, na área da Basílica de Aparecida (SP). O Congresso Vocacional segue até o próximo domingo (08), e conta com a participação de 650 participantes.

O encontro quer sensibilizar, animar e incrementar a cultura vocacional nas comunidades eclesiais. Para isso o tema “Vocação e Discernimento” será estudado ao longo de quatro dias, refletindo sobre a necessidade da oração em prol das vocações, além de expandir a temática para todos os âmbitos eclesiais e sociais.

“Nós vamos discutir as mais variadas vocações e a Igreja precisa de que todos os batizados, aqueles que são cristãos, participem de suas comunidades. De modo muito particular, precisamos fortalecer a cultura vocacional em nossas dioceses, paróquias e comunidades”, explica o bispo referencial da Pastoral Vocacional no Brasil, Dom José Roberto Fortes Palau.

Proposto pela Comissão de Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, o evento conta com a parceria de outras instituições, como a Conferência dos Religiosos do Brasil e o Instituto de Pastoral Vocacional. Além disso, regiões de todo o país se empenharam na preparação do encontro em suas localidades, estudando e debatendo a temática nas realidades regionais.

Mês Vocacional – Durante o mês de agosto, todas as paróquias e comunidades católicas brasileiras se prepararam para a realização do Congresso Vocacional. Ao longo do mês, momentos de oração e reflexão foram realizados com foco nas vocações. O tema do encontro serviu de inspiração para as atividades que marcaram o calendário católico ao longo deste período.

Em busca de novas vocações – O Congresso acontece em um momento em que a Igreja passa por uma pequena variação negativa no número de vocações sacerdotais. Dados publicados pelo Anuário Pontifício de 2019 e o Annuarium Statisticum Ecclesiae apontam um crescimento no número de católicos em relação aos anos anteriores. Em contrapartida, a cifra de sacerdotes e candidatos ao sacerdócio diminuiu menos de 1% entre 2016 e 2017 em todo o mundo.

Fonte: Santuário Nacional

Publicidade