Início Pindamonhangaba Saúde e Educação usam teatro para conscientizar contra maus tratos de animais...

Saúde e Educação usam teatro para conscientizar contra maus tratos de animais em Pinda

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, promoverá 10 dias de apresentações de esquetes sobre crime de maus tratos contra animais, a partir desta segunda-feira (2).

As primeiras escolas municipais que receberam a atividade foram a EM Dr. Francisco de Assis César e a EM Padre Zezinho, ambas no distrito de Moreira César. Nesta terça-feira (3), recebem as apresentações a EM Prof. Joaquim Pereira da Silva, EM Prof. Augusto César Ribeiro, EM José Gonçalves da Silva “Seu Juquinha” e EM Prof. Lauro Vicente de Azevedo.

Os esquetes serão ministrados para aproximadamente 9 mil crianças em 37 unidades escolares da rede municipal de ensino e contarão ainda com a distribuição de exemplares de gibis da Turma da Mônica tratando sobre o abando de animais. Em alguns dias, há a previsão de participação da Polícia Militar Ambiental.

A ideia é promover, de uma forma lúdica, o fomento da consciência ambiental e sobre a saúde pública às crianças, para que cresçam com valores e vivência sobre o tema formando cidadãos no futuro.

As apresentações vêm ao encontro com o mês da realização da campanha antirrábica 2019, com meta de vacinal de 20.000 animais, que também é uma maneira de manter a saúde do animal e, por conseguinte a saúde humana, já que uma vez contraída não há cura.

“Acreditamos que a contratação dos artistas do município, muitos deles, que já labutam na causa animal trará benefícios econômicos, ambientais, bem-estar animal, educacional, culturais e da saúde humana”, afirmou o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.

Sobre a causa, o município já realizou gratuitamente cerca de 1.000 castrações de cães e gatos, em 2018 e 2019, com intuito de controlar o crescimento desordenado da população animal. Contudo, a participação da população é de suma importância na aplicação da “posse responsável” mantendo a saúde de seu pet em dia e sempre em sua posse, assim evitando as gestações indesejadas, o abandono do pet, que atualmente é considerado um crime ambiental.

Programação de apresentações da semana:

Terça-feira, 03/09

8 horas – EM Prof. Joaquim Pereira da Silva (Mantiqueira)

10h30 – EM Prof. Augusto César Ribeiro (Vila Rica)

13h30 – EM José Gonçalves da Silva “Seu Juquinha” (Liberdade)

15h30 – EM Prof. Lauro Vicente de Azevedo (Terra dos Ipês II)

Quarta-feira, 04/09

8h – EM Profª Yvone Aparecida Arantes Corrêa (Goiabal)

8h – EM Profª Julieta Reale Vieira (Castolira)

8h – EM Vito Ardito (Araretama)

8h – EM Prof. Alexandre Machado Salgado (Campinas)

10h30 – EM Profª Odete Corrêa Madureira (Jardim Morumbi)

13h30 – EM Serafim Ferreira (Terra dos Ipês II)

Quinta-feira, 05/09

8h40 – EM Dr. André Franco Montoro (Crispim)

10h30 – EM Profª Maria Zara Miné Renoldi dos Santos (Ouro Verde)

10h30 – EM Profª Isabel do Carmo Nogueira (Crispim)

Publicidade