Início São José dos Campos Festivale apresenta comédia Auto da Compadecida na próxima terça

Festivale apresenta comédia Auto da Compadecida na próxima terça

O Grupo Maria Cutia de Teatro apresenta Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, às 21h desta terça (3) no Teatro Municipal - (Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Inspirado na abordagem mítica do herói sem caráter, o Grupo Maria Cutia de Teatro apresenta Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, nesta terça-feira (3), às 21h, no Teatro Municipal. A apresentação integra a programação do 34° Festivale, é gratuita e livre para todos os públicos.

O espetáculo, que possui direção geral e concepção de Gabriel Villela, conta as aventuras picarescas de João Grilo e Chicó, que começam com o enterro e o testamento do cachorro do padeiro e de sua mulher e acabam em uma epopeia (sucessão de eventos extraordinários) milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o diabo.

Nessa versão, o grupo dialoga com a estética barroca de Gabriel Villela e traz para o texto de Suassuna pitadas brechtianas. Com tom irônico, o trabalho pode ser enquadrado no gênero cênico-musical-picaresco.

O olhar político (sem didatismo ou partidarismo) do espetáculo, desprendido do enredo criado pelo célebre autor paraibano, traz outra camada para a obra de Ariano, revelando acontecimentos de um Brasil atual, a partir de personagens e situações que ganham acento ainda mais sarcástico do que os encontrados na dramaturgia original.

Ingressos

Os ingressos, que são solidários (1 litro de óleo), estarão disponíveis no site da Fundação Cultural neste domingo (1°/09), a partir das 10h. O local também disponibilizará ingressos na bilheteria duas horas antes do início.

Os ingressos previamente reservados deverão ser apresentados na versão impressa ou digital para verificação no local até 15 minutos antes do espetáculo. Após esse horário, serão disponibilizados para o público em fila de espera, conforme ordem de chegada e capacidade do teatro.

O diretor Gabriel Villela

Gabriel Villela estudou direção teatral na Universidade de São Paulo. É diretor, cenógrafo e figurinista. Iniciou sua carreira profissional em 1989 com “Você Vai Ver O Que Você Vai Ver”, de Raymond Queneau, e “O Concílio Do Amor”, de Oscar Panizza.

Desde então, recebeu 3 prêmios Molière, 3 prêmios Sharp, 12 prêmios Shell, 10 troféus Mambembe, 6 troféus APCA, da reconhecida Associação Paulista de Críticos de Arte, 5 prêmios APETESP, da Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais de São Paulo, 2 prêmios PANAMCO e 1 prêmio Zilka Salaberry.

Grupo Maria Cutia de Teatro

Criado em 2006 na cidade de Belo Horizonte (MG), o Grupo Maria Cutia de Teatro apresenta seus espetáculos em praças, parques e ruas de Minas Gerais, do Brasil e do mundo. Nos últimos anos, aventurou-se em produções criadas para palcos e também adaptou suas obras de rua para teatros fechados.

O Maria Cutia já se apresentou em 6 países, além de 19 estados nacionais, totalizando mais de 150 cidades brasileiras para um público superior a mais de 400 mil espectadores em seus 13 anos de história.

Notas do espetáculo

Grupo Maria Cutia de Teatro em:

AUTO DA COMPADECIDA
Texto de Ariano Suassuna
Concepção e Direção Geral de Gabriel Villela

Teatro Municipal
Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar
(12) 3942-1144

Publicidade