Início Pindamonhangaba Vacinação antirrábica continua em Pindamonhangaba

Vacinação antirrábica continua em Pindamonhangaba

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Desde o início do mês, a Prefeitura de Pindamonhangaba está vacinando cães e gatos contra a raiva, em diversos pontos da cidade. Devem ser vacinados animais maiores de três meses.

Nesta sexta (30), a vacinação acontecerá no centro comunitário do Maricá, no centro esportivo do Cidade Nova e no centro esportivo do João do Pulo. Já no sábado (31), será na Praça da Bíblia (Parque Ipê, próximo ao Cemitério), em Moreira César na Praça dos Cisas e, na Praça São Miguel Arcanjo, no Araretama. Já na segunda-feira (2/9), a imunização de cães e gatos acontece no ginásio esportivo do Alto Tabau, na Praça João Paulo II no Alto Tabau, na Praça Santo Afonso Ligório no Maria Áurea, nestes locais a vacinação acontecerá das 9 às 16 horas. Ainda na segunda-feira, haverá a vacinação na Praça São Cristovam, no Alto Cardoso, das 13 às 16 horas.

A raiva canina ou felina é transmitida a seres humanos pelo vírus presente na saliva dos animais contaminados. Uma vez transmitida a seres humanos, não há registro na literatura de cura, em todos os casos levaram o paciente a óbito.

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, historicamente no município não há registro de raiva em animais de pequeno porte, com exceção de 2016 como a raiva felina, no bairro Jardim Carlota.

“Para que possamos manter o vírus da raiva erradicado no município, os proprietários ou tutores deverão vacinar seus pets proporcionando a imunização por 12 meses e manter a saúde do animal perante a este vírus”, explicou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.

A vacinação contra a raiva acontece em pontos estratégicos pela cidade, exceto no final de semana do feriado de 07 de setembro. A programação completa está no site da Prefeitura www.pinda.sp.gov.br.

Publicidade