Início Pindamonhangaba Escola Rubens Zamith celebra o I Centenário de nascimento de seu Patrono...

Escola Rubens Zamith celebra o I Centenário de nascimento de seu Patrono em Pinda

Formatura em 1939 (Foto: divulgação)
Publicidade

Neste ano de 2019, a Escola Estadual “Prof. Rubens Zamith”, no bairro Vale das Acácias, celebra o I Centenário de nascimento do Patrono Rubens Zamith, com diversas ações na semana, entre os dias 02 e 06 de setembro, como: declamações de poesias, rap, acróstico, apresentações musicais, etc. Também haverá ações comemorativas durante o Desfile Cívico-Militar do Dia da Independência do Brasil, no distrito de Moreira César.

Fachada EE Prof. Rubens Zamith (Foto: divulgação)

A Biografia do Patrono Rubens Zamith

Rubens Zamith, nascido no Dia 08 de setembro de 1919, no município de Pindamonhangaba–SP. Filho de Francisco Zamith e Maria Francisca Marcondes Salgado Zamith.

Prof. Rubens Zamith (Imagem: divulgação)

No ano de 1944, casou-se com a Profª. Maria Afonsina Giorgio Zamith (falecida no ano de 1973).

Fez seus primeiros estudos no Externato São José e no Grupo Escolar “Dr. Alfredo Pujol”, em sua cidade natal. Cursou a Escola Normal no município de Taubaté–SP, formando-se em dezembro de 1939.

(Imagem: divulgação)

Exerceu o Magistério desde o início da Década de 1940 até os últimos dias de vida, em Pindamonhangaba, tendo lecionado na Escola Regimental do 2º Batalhão de Engenharia e Combate; no Núcleo Ferroviário “Bicudo Leme”, da Estrada de Ferro Campos do Jordão; no antigo Colégio Comercial “Dr. João Romeiro”; no Ginásio Pindamonhangabense; na EEPG “Dr. João Pedro Cardoso”; na EEPG “Prof. Mário Bulcão Giudice”; na EEPG “Dr. Alfredo Pujol”; na EEPG “Dr. Rodrigo Romeiro” e na EEPG “Prof. João Martins de Almeida”.

No ano de 1977, formou-se em Ciências Jurídicas pela Universidade de Taubaté.

(Imagem: divulgação)

Durante meio século, pertenceu à Sociedade de São Vicente de Paulo, organização católica que se destaca pelas ações em favor de pessoas carentes. Também foi integrante da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em sua cidade natal.

Durante muitos anos, foi colaborador do Jornal “Tribuna do Norte”.

No Dia 6 de dezembro de 1983, veio a falecer aos 64 anos de idade, na cidade de Pindamonhangaba, em decorrência de infarto do miocárdio. Foi sepultado no Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento.

A Escola Rubens Zamith na atualidade

Numa época de constantes transformações no ensino, a Escola Estadual “Prof. Rubens Zamith” busca ser uma referência de fortalecimento da juventude, transmitindo valores e aprendizados essenciais para a construção de uma sociedade cada vez melhor. Com o passar dos tempos, esta instituição de ensino pública tem se tornado uma comunidade de aprendizagem protagonista, avançando destemidamente para os alvos propostos através de diversos projetos e iniciativas em andamento.

A história de seu patrono e da própria Escola na atualidade vem a registrar o compromisso com um ensino de qualidade. Representada por professores, alunos, funcionários e parceiros, a instituição tem sido um marco exponencial relacionado à Educação no distrito de Moreira César e na região de Pindamonhangaba–SP.

Evidenciando sua trajetória, a referida instituição atende alunos dos Ensinos Fundamental II (6º a 9º Anos) e Médio (1ª a 3ª Séries); promovendo e planejando reuniões e encontros pedagógicos; palestras e projetos educativos; grêmio estudantil atuante; fanfarra; jogos interclasses; destaques em competições esportivas e de conhecimentos; ações do Programa “Escola da Família”; trabalhos sociais e eventos abertos a comunidade. Há também as parcerias com Projeto Coalizão, Comunidade Alicerce, Polícia Militar e universidades.

O corpo docente se mostra responsável e unido nos objetivos e metas de ensino, formando alunos de excelência e destaque nos rendimentos auferidos, procurando cada vez mais aprimorar o trabalho pedagógico.

A Escola “Rubens Zamith”, sob a direção da Profª. Arani Ivanowsky de Jesus Cruz, demonstra gratidões pelo I Centenário de nascimento do seu Patrono e pelas ações desenvolvidas em âmbito educacional nos últimos tempos, agradecendo a toda comunidade escolar pela confiança nos préstimos educacionais. Esta instituição de ensino está localizada à Avenida dos Lírios, nº 319, Vale das Acácias, distrito de Moreira César, Pindamonhangaba–SP.

Família do Prof. Rubens Zamith (Foto: divulgação)
Publicidade