Início Taubaté Sítio do Picapau Amarelo em Taubaté terá muita diversão no mês de...

Sítio do Picapau Amarelo em Taubaté terá muita diversão no mês de setembro

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O mês de setembro tem muita diversão no Sítio do Picapau Amarelo, com atrações para toda a família. O Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato recebe até 30 de setembro, a exposição “O mundo enkukakuka brinca a cultura do medo”.

A mostra reúne 12 bonecões do tradicional “Bloco Encucacuca”, de São Luiz do Paraitinga que, teve fundamental importância no resgate de vários mitos do folclore luizense e da cultura regional.

Em setembro, aos finais de semana, a programação do Sítio conta com a interação dos personagens das 10h às 11h e das 14h às 16h, oficinas pedagógicas e recreativas, com diversas atividades como: pintura do Curupira, máscara do gato preto, corujinha da madrugada e espada do pirata que, acontecem das 10h às 12h e das 14h às 16h.

De 1 a 30 de setembro estará em cartaz a peça “Visconde Esconde”, com sessões às 11h e às 16h. É necessário que o espectador retire sua senha 30 minutos antes da apresentação. Depois da visita ao País da Gramática, Visconde anda muito estanho, fugindo e se escondendo da Emília. Porém, a visita ilustre de um membro da Corte Real do País dos Ditongos pode trazer à tona o real motivo do mistério do Visconde.

Na semana de 23 a 29 de setembro, das 9h às 17h acontecerão as visitas mediadas em que os personagens recebem o público e apresentam o museu, com a teatralização sobre a vida e obra de Monteiro Lobato. Dia 25, quarta-feira, na EMEF Vereador Pedro Grandchamp, na Imaculada, acontece o lançamento do projeto “Trilhas do Saber” para os alunos da rede municipal de ensino, com o objetivo de apresentar os museus e valorizar seu patrimônio histórico e cultural. Outras quatro unidades irão também receber a visita da equipe pedagógica do Sítio para apresentação do projeto.

Nos dias 28 e 29 (quarta e quinta-feira), às 10h tem ação educativa com o “Passeio do Visconde”. Esse projeto propõe estimular o trabalho de educação patrimonial, pautado na junção histórico-cultural do espaço urbano, considerando as experiências da comunidade.
Ainda no dia 28, às 10h, acontece o lançamento do projeto “Mito e Memória” que propõe valorizar a riqueza e a tradição dos mitos regionais, baseado na memória de pessoas que vivem e viveram ao redor da Chácara do Visconde.

Os personagens do Sítio irão participar de 16 a 22 de setembro da FLIT- Feira de Literatura Infantil de Taubaté. A participação da turma será no período da manhã, às 9h30. Exceto domingo (22), dia em que a peça teatral será apresentada às 14h na Avenida do Povo.
Em 26 de setembro tem início as aulas da 10ª Edição do Lobatinhos do Futuro. As inscrições podem ser feitas via telefone, pelo número 3625-5062 ou pessoalmente no Sítio, no período de 3 a 20 de setembro.

Publicidade