Início Pindamonhangaba Defesa Civil de Pinda participa de simulado de descarrilamento de trem em...

Defesa Civil de Pinda participa de simulado de descarrilamento de trem em Santo Antônio do Pinhal

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

A Defesa Civil de Pindamonhangaba participou, na sexta-feira (16), do o simulado de descarrilamento de trem turístico no trecho de serra. A ação foi realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Estrada de Ferro Campos do Jordão – EFCJ, da Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos.

O simulado foi realizado em Santo Antônio do Pinhal (Rodovia Floriano Pinheiro SP 123, km 33 + 500), e com a participação da Defesa Civil de Campos do Jordão, Pindamonhangaba, São José dos Campos e outras cidades, Prefeitura de Campos de Jordão, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo, SAMU, Radioamadores, Cruz Vermelha Brasileira, Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito e Servidores da Estrada de Ferro Campos do Jordão – EFCJ.

A simulação foi de um resgate para 30 feridos após o descarrilamento de uma automotriz. O treinamento teve como objetivo capacitar e treinar a comunidade para a situação de risco de descarrilamento de trem ou outros veículos de transporte coletivo, de modo a torná-la resiliente. Um dos pontos é a integração e articulação dos diversos órgãos envolvidos na resposta ao evento calamitoso, diminuindo, desta forma, o tempo de atendimento, essencial à mitigação dos danos humanos que seguem aos desastres. O simulado foi o referencial inicial para a formatação de um Plano de Contingência para atendimento de descarrilamento de trem.

Publicidade