A Defesa Civil de Pindamonhangaba participou, na sexta-feira (16), do o simulado de descarrilamento de trem turístico no trecho de serra. A ação foi realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Estrada de Ferro Campos do Jordão – EFCJ, da Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos.
O simulado foi realizado em Santo Antônio do Pinhal (Rodovia Floriano Pinheiro SP 123, km 33 + 500), e com a participação da Defesa Civil de Campos do Jordão, Pindamonhangaba, São José dos Campos e outras cidades, Prefeitura de Campos de Jordão, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo, SAMU, Radioamadores, Cruz Vermelha Brasileira, Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito e Servidores da Estrada de Ferro Campos do Jordão – EFCJ.
A simulação foi de um resgate para 30 feridos após o descarrilamento de uma automotriz. O treinamento teve como objetivo capacitar e treinar a comunidade para a situação de risco de descarrilamento de trem ou outros veículos de transporte coletivo, de modo a torná-la resiliente. Um dos pontos é a integração e articulação dos diversos órgãos envolvidos na resposta ao evento calamitoso, diminuindo, desta forma, o tempo de atendimento, essencial à mitigação dos danos humanos que seguem aos desastres. O simulado foi o referencial inicial para a formatação de um Plano de Contingência para atendimento de descarrilamento de trem.