Início Pindamonhangaba Vacinação antirrábica começa nesta segunda-feira, dia 19, em Pinda

Vacinação antirrábica começa nesta segunda-feira, dia 19, em Pinda

(Foto ilustrativa - divulgação/internet)

Cães e gatos maiores de 3 meses de idade devem ser vacinados contra a raiva. A Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta segunda-feira (19), em toda a cidade, percorrendo bairros das áreas urbanas e rural.

O primeiro dia de vacinação contará com equipes na Praça do Quartel (centro), das 9 às 16 horas; Praça Castelo Branco (Quadra Coberta), das 9 às 12h; Bica da Galega (Campo Belo), das 13 às 16 horas; UBS Azeredo, das 9h às 12h; e Centro Comunitário do Padre Rodolfo, das 13 às 16 horas.

Publicidade

A raiva canina ou felina é transmitida a seres humanos pelo vírus presente na saliva dos animais contaminados. Uma vez transmitida a seres humanos, não há registro na literatura de cura, em todos os casos levaram o paciente a óbito.

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, historicamente no município não há registro de raiva em animais de pequeno porte, com exceção de 2016 como a raiva felina, no bairro Jardim Carlota.

“Para que possamos manter o vírus da raiva erradicado no município, os proprietários ou tutores deverão vacinar seus pets proporcionando a imunização por 12 meses e manter a saúde do animal perante a este vírus”, explicou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.

A vacinação ocorrerá em 27 dias, de segunda a sábado, em pontos estratégicos pela cidade, exceto no final de semana do feriado de 07 de setembro. A programação completa está no site da Prefeitura www.pinda.sp.gov.br.